Conecte-se conosco

Geral

Estudantes retornam às aulas na rede municipal de Içara

Publicado

em

Os mais de 7 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Içara retornaram às aulas nesta quinta-feira, dia 15, para o início de mais um ano letivo. Dono da maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Carbonífera considerando os ensinos infantil e fundamental, o Município possui 47 unidades de ensino. A principal novidade da retomada fica por conta da Escola Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada, agora incorporada pela rede municipal. O primeiro dia desta nova fase foi marcado pela emoção de toda a comunidade escolar.

“Era um sonho antigo, que finalmente saiu do papel. Agora os nossos filhos vão ter a atenção que merecem, para aproveitarem todo o seu potencial. Não temos palavras para agradecer à Prefeitura por não medir esforços para que tudo isso se concretizasse”, afirma o morador Jucemar da Silva. Os 230 estudantes da instituição poderão dispor de todos os projetos e iniciativas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, como aulas de robótica, karatê, reforço escolar, música, inglês e muito mais.

De acordo com a secretária da pasta, Nerilda Felisberto, o início de cada ano letivo sempre é marcado pelo entusiasmo dos alunos e professores. “É uma alegria ver as escolas e creches cheias novamente, com crianças brincando, aprendendo e socializando. Eles são os protagonistas. Tudo o que fazemos, é pensando neles. Esperamos que 2024 seja repleto de realizações para cada um”, revela.

Na próxima segunda-feira, 19, acontecerá a reabertura do Centro de Educação Infantil (CEI) Favinho de Mel. O local passou por uma ampla reforma estrutural para melhor atender às 130 crianças que frequentam o espaço. A instituição teve, entre as melhorias, a substituição da cobertura com telhas metálicas, novas instalações hidráulicas, sanitárias e de drenagem pluvial.

“Estávamos empolgados para recebê-los de volta à escola, prontos para mais uma temporada de aprendizado, crescimento e novas descobertas. Pedimos para que cada um aproveite ao máximo tudo o que a escola tem a oferecer. Quanto mais os nossos jovens ocuparem a mente com coisas boas, melhor será o seu desenvolvimento. Estamos juntos nesta jornada educacional e estamos aqui para apoiá-los em cada passo do caminho”, salienta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. 

Geral

Rodovia que liga Siderópolis à Treviso é asfaltada

Publicado

em

A rodovia municipal SID-164, que liga a comunidade de Rio Jordão, em Siderópolis, à comunidade do Balneário Rio Manin, em Treviso, recebeu a capa asfáltica no início desta semana. A obra faz parte da pavimentação de quase um quilômetro da SID-164, que está sendo executada pela empresa BCL Empreendimentos e o valor de investimento total é de R$ 1,38 milhão.
Além do asfalto, no local foi construída uma ponte de concreto de 3 metros por 11 de largura. Para a conclusão da obra, ainda serão feitos os serviços de drenagem e de sinalização da obra. Conforme o prefeito Franqui Salvaro, o local é uma importante rota turística. “Essa obra é importante para o desenvolvimento na busca de mais visitantes ao nosso município. Vamos continuar buscando promover o desenvolvimento, realizando mais obras e pavimentando ruas”, comentou.

Continue Lendo

Geral

Sancionada a Lei de criação do Sistema Municipal de Política Cultural

Publicado

em

O Sistema Municipal de Política Cultural, foi sancionado em Urussanga. Esta lei faz com que Urussanga passe a integrar o sistema estadual e nacional de cultura. O ato formal de sanção da lei foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 2 de julho, no salão de atos da Administração Municipal, com a presença do Conselho Municipal de Cultura, dos representantes do legislativo e executivo, das entidades, da gestão pública e da sociedade cultural local.

O objetivo desta lei é promover ações culturais e criar uma gestão descentralizada, com a participação tanto da gestão pública quanto da sociedade civil. A diretora de cultura, Maria Alice Batista, afirma que a implementação deste Sistema no município é como dar um rumo e esperança a todos os agentes culturais, trabalhadores e espaços culturais. “Muitos de nossos artistas foram embora por falta de incentivo, e agora, com esta lei, temos mais esperança de valorizar e capacitar todos”, salienta.

Para a presidente do conselho de cultura da cidade, Vanessa Lopes, este projeto estava para ser implementado desde 2010 e só nos últimos anos começou a ser viabilizado. Com a nova lei, haverá uma reestruturação do Conselho, que agora será setorial, contando com a participação dos fazedores de cultura e da sociedade civil, e não apenas das entidades organizadas, como era anteriormente. A criação do Fundo de Cultura permitirá um melhor gerenciamento dos recursos financeiros, que serão aplicados diretamente na cultura. Além disso, a lei estabelece um planejamento a longo prazo, de 10 anos, para a política cultural.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul: divulgado resultado final do concurso público

Publicado

em

Foi divulgado o resultado final definitivo dos classificados na prova objetiva do concurso público 01/2024 (alterado pelo edital n. 03) da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul. O edital com os respectivos nomes dos aprovados está no site cocaldosul.sc.gov.br.

A Prova Objetiva foi realizada em Criciúma, na Unesc, no último mês. As vagas abertas foram de Assistente Administrativo; Assistente Social; Fonoaudiólogo; Orientador Social; Pedagogo; Professor de Artes; Professor de Educação Física; Professor de Educação Infantil; Professor de Língua Inglesa; Professor Séries Iniciais e Psicólogo.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com