Economia
Expomais 2017 é lançada oficialmente na ACIC
Crise econômica, caos na política brasileira, reação em alguns setores enquanto outros ainda patinam. Não faltam temas (e perguntas) aos empresários, estudantes e profissionais da nossa região. Quais são as tendências de comportamento da nossa economia? Quais oportunidades essa crise oferece? Aonde, quando e como podemos inovar? Tão importante quanto formular bons questionamentos, é começar a encontrar respostas que norteiem a atuação dos nossos empreendedores.
A Expomais surgiu em 2016 para oferecer essa experiência e em 2017 o evento ganha ainda mais peso e imersão nos desafios do mercado. Gestores e profissionais ligados às áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, têm encontro marcado com algumas respostas para as suas inquietações. A Expomais 2017 acontece nos dias 25 e 26 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). A segunda edição do evento é fruto de uma cocriação entre Acic, CDL, Esucri, IFSC (Criciúma), SATC, Sebrae, Senac, Senai, Unesc, Unibave, Unisul e UFSC (Araranguá).
O evento terá cinco palestras âncoras: Fernando Kimura (Marketing), Eliane Cantanhêde (Administração), Lala Deheinzelin (Inovação), Renato Stefani (Sinergia) e Alexandre Barbosa (Palestra Mais). Além disso, outros espaços estarão à disposição do público para apresentação de projetos, debates, práticas inovadoras e confraternização.
De acordo com Timóteo Farias, que integra a comissão organizadora, a edição 2017 será ainda mais completa. “A programação deste ano evoluiu para uma experiência mais dinâmica entres as atividades propostas. Criamos um grupo de trabalho que está fazendo a curadoria de todo conteúdo para que os eixos de atuação do evento sejam complementares, otimizando ainda mais o tempo de cada dia”. “Inclusive queremos flexibilizar a participação conforme a disponibilidade e interesse dos participantes. Manteremos as atividades paralelas trazendo profissionais de mercado para compartilhar experiências, abrindo espaço para interação e troca de conhecimento”, explica.
Conforme Mariesa Toldo, também organizadora, o conteúdo da Expomais contempla gestores, estudantes, profissionais e empreendedores que buscam diferenciais competitivos. “Nos dois dias do evento serão atendidas as demandas do dia a dia das organizações, além de trazer tendências e novas formas de pensar e organizar negócios e carreiras. Sobretudo em tempos de crises e adversidades que deixam os negócios cada vez mais vulneráveis, a Expomais é imperdível”.
Preparada para o grande público
A Expomais tem números expressivos, como os mais de 800 seletos expectadores. Serão mais de 40 horas de atividades simultâneas, mais de 50 facilitadores, 33 atividades e seis palestrantes de renome nacional e internacional.
Para Lúcia Búrigo, que também integra a comissão organizadora, a expectativa é de casa cheia nos dois dias, e por isso os trabalhos já se intensificaram. “O grupo operacional já está trabalhando na organização das necessidades e no acolhimento deste público. Vamos seguir com a plenária maior para as palestras âncoras, no Auditório Jaime Zanatta, e para as atividades paralelas queremos otimizar ao máximo a movimentação do público”, comenta. “O participante assiste palestras, mas também atua nos laboratórios, participa de debates e fortalece contatos empresariais. A ACIC tem um espaço propício para atender à dinâmica do evento”, completa Lúcia.
Inovação na venda de ingressos
A venda de ingressos também contará com opções diferenciadas para a edição 2017. “Teremos opções separadas para cada dia e também estamos montando pacotes empresariais para a participação de colaboradores por eixo temático e disponibilidade de tempo dentro de suas atividades. Mesmo assim, vamos manter a venda do passaporte completo. Assim como no ano passado, junto ao lançamento do evento, teremos a pré-venda de ingressos por meio de um crowdfunding (financiamento coletivo)”, explica Timóteo Farias.
Palestras:
- Fernando Kimura (Marketing) – Profissional de marketing, blogueiro, fundador da Academia Neuromarketing, consultor de tecnologia, comunicação e negócios.
- Eliane Cantanhêde (Administração) – Jornalista, colunista de “O Estado de S. Paulo” e comentarista do telejornal “GloboNews Em Pauta” e das rádios Estadão e Metrópole.
- Lala Deheinzelin (Inovação) – Futurista e pioneira no setor da economia criativa com sustentabilidade. Também coordenou a primeira pós-graduação em Economia Criativa e Colaborativa da ESPM e foi cofundadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP.
- Renato Stefani (Sinergia) – Empreendedor, growth hacker e fundador do HackLife. Especialista em futurismo e tecnologias exponenciais pela Singularity University, na Califórnia.
- Alexandre Barbosa (Palestra Mais) – Superintendente de Riscos e economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi.
Economia
SATC lança programa para conectar empresas e startups em busca de soluções inovadoras
Criciúma Open Challenge Day vai transformar desafios reais de empresas em projetos-piloto com apoio da FAPESC e do Sebrae/SC
Empresas de Criciúma e região que enfrentam desafios e buscam novas tecnologias terão uma nova ferramenta para encontrar soluções. A SATC, com apoio da FAPESC e do Sebrae/SC, lança o Criciúma Open Challenge Day, programa de inovação aberta que conecta empresas, startups e negócios inovadores para transformar problemas reais em projetos-piloto.
A proposta é permitir que as empresas apresentem desafios específicos ao mercado, definindo desde o início o escopo do problema, o prazo e o valor disponível para a realização de uma prova de conceito (PoC).
A partir do desafio cadastrado, startups e empresas que possuem soluções alinhadas poderão demonstrar interesse e apresentar propostas. As alternativas passam por uma seleção até chegar ao encontro entre os potenciais parceiros.
Para o consultor de Inovação da SATC, Rafael Rocha, o modelo amplia as possibilidades para organizações que precisam inovar, mas nem sempre encontram internamente as competências necessárias.
“A inovação aberta parte justamente da ideia de que a empresa não precisa encontrar todas as respostas dentro de casa. Ao abrir um desafio para o ecossistema, ela consegue acessar diferentes competências, tecnologias e modelos de solução”, explica.
Como funciona o Criciúma Open Challenge Day
O programa foi estruturado em cinco etapas, que começam com a identificação do problema e podem terminar com a solução sendo testada no ambiente real da empresa.
1. Cadastro do desafio: a empresa apresenta o problema, o escopo, o prazo e o valor destinado à prova de conceito.
2. Apresentação das soluções: startups e empresas com tecnologias ou modelos de negócio relacionados ao desafio demonstram interesse e encaminham seus pitches.
3. Seleção: as propostas recebidas são avaliadas para identificar as soluções mais adequadas.
4. Matchmaking: durante o evento presencial, empresas e potenciais fornecedores se encontram para conhecer as propostas e avançar nas negociações.
5. Projeto-piloto: após a contratação, a solução é testada em ambiente real, com acompanhamento e suporte das entidades envolvidas.
Segundo a gerente de Consultorias e PD&I do Centro Tecnológico SATC, Pâmela Milak, o objetivo é aproximar uma necessidade concreta das empresas das competências disponíveis no ecossistema de inovação.
“A ideia é aproximar empresas, profissionais e conhecimento de uma forma muito objetiva. Existe um desafio real, existe uma solução que precisa ser validada e existe um ambiente preparado para que essa conexão aconteça”, afirma.
Evento reúne instituições do ecossistema de inovação
O Criciúma Open Challenge Day reúne 11 instituições do ecossistema local de inovação, com a proposta de estimular a cooperação e contribuir para o desenvolvimento econômico das empresas da região.
A programação terá dois momentos principais.
O evento de lançamento será realizado no dia 1º de outubro, às 8h30, no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO). As inscrições já estão abertas.
Já o evento de conexão, que promoverá o encontro entre empresas e potenciais solucionadores, está marcado para 12 de novembro, às 8h30, no Centro Tecnológico SATC.
Empresas interessadas em cadastrar desafios e startups ou negócios que tenham soluções inovadoras podem participar por meio da plataforma do programa.
Economia
JBS e Seara fazem entrevistas para contratação no Sul de SC
Seleção presencial ocorre na próxima terça-feira (8), em Balneário Gaivota, para vagas nas unidades de Forquilhinha e Nova Veneza
Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho terá uma nova possibilidade de contratação na próxima terça-feira (8), em Balneário Gaivota. A JBS e a Seara realizarão entrevistas presenciais para selecionar trabalhadores para as unidades das empresas em Forquilhinha e Nova Veneza.
O atendimento começa às 9h, na sede da Prefeitura de Balneário Gaivota, localizada na Avenida Guanabara, 452, no Centro, junto ao SINE.
Para participar da seleção, os candidatos devem comparecer ao local munidos de um documento de identificação. São aceitos documentos como RG ou Registro Nacional Migratório (RNM).
Vagas também são destinadas a PcD
Além da remuneração, as oportunidades contam com um pacote de benefícios oferecido pelas empresas. Entre eles estão vale-alimentação ou cesta básica de R$ 360, transporte fretado ou vale-transporte, restaurante gratuito no local de trabalho, plano odontológico, seguro de vida e participação nos resultados (PPR).
Também fazem parte da relação de benefícios o Gympass e o auxílio-creche.
As oportunidades estão abertas também para pessoas com deficiência (PcD).
Como participar
Os interessados podem buscar informações sobre as oportunidades e o processo seletivo pelo portal de recrutamento do Grupo JBS ou pelo WhatsApp disponibilizado para atendimento aos candidatos.
A orientação é que os candidatos interessados compareçam à seleção no horário indicado e levem um documento de identificação.
Serviço
O que: entrevistas para contratação JBS e Seara
Quando: terça-feira (8), a partir das 9h
Onde: Prefeitura de Balneário Gaivota – Avenida Guanabara, 452, Centro
Local: junto ao SINE
Unidades: Forquilhinha e Nova Veneza
Informações: grupojbs.gupy.io | WhatsApp (48) 9 9168-3371
Economia
Salário mínimo deve chegar a R$ 1.741 em 2027, prevê Orçamento
Projeto enviado ao Congresso nesta segunda-feira (31) estima inflação de 3,6%, crescimento de 2,46% do PIB e superávit primário de R$ 18,6 bilhões
O salário mínimo poderá passar dos atuais R$ 1.621 para R$ 1.741 em 2027, conforme a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) apresentada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (31).
O texto foi encaminhado no último dia do prazo constitucional para envio do projeto ao Legislativo e estabelece as principais estimativas para as contas públicas do próximo ano. Entre as projeções estão inflação de 3,6% e crescimento de 2,46% do Produto Interno Bruto (PIB).
Caso a previsão para o salário mínimo seja confirmada, o reajuste será de R$ 120, equivalente a aproximadamente 7,4% sobre o valor atual. Pela estimativa apresentada no projeto, o aumento ficaria cerca de 2,3 pontos percentuais acima da inflação projetada para este ano.
Projeções para a economia
Além do salário mínimo, a proposta apresentada pelo Executivo reúne as estimativas utilizadas para calcular as receitas e despesas do governo federal em 2027.
O documento trabalha com uma taxa básica de juros (Selic) média de 12,53% e prevê o dólar com cotação média de R$ 5,22 ao longo do próximo ano.
Para o resultado das contas públicas, a previsão é de um superávit primário de R$ 18,6 bilhões, o equivalente a pouco mais de 0,1% do PIB.
O resultado primário considera a diferença entre as receitas e as despesas do governo, sem incluir os gastos com juros da dívida pública.
Proposta ainda precisa passar pelo Congresso
A LOA estabelece quanto o governo federal pretende arrecadar e como os recursos públicos deverão ser distribuídos entre as diferentes áreas da administração.
Pela Constituição Federal, o Executivo precisa encaminhar a proposta ao Congresso até 31 de agosto. Depois de analisado e votado pelo Legislativo, o Orçamento segue para sanção presidencial.
O projeto de 2027 será inicialmente examinado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Na sequência, será submetido à votação do Congresso Nacional e, caso aprovado, encaminhado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
LDO ainda precisa ser votada
Antes da análise definitiva do Orçamento, o Congresso também precisa concluir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para a elaboração e execução da LOA.
O projeto da LDO de 2027 tramita no Congresso por meio do PLN 2/2026. A votação deveria ter ocorrido até 17 de julho, mas não foi concluída.
Com o atraso, a expectativa é de que a matéria seja analisada durante o segundo semestre, antes da conclusão do processo orçamentário de 2027.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades














