Sem Categoria
Governo do Estado incentiva jovens à sucessão familiar no campo
O futuro da agricultura passa pela permanência dos jovens no campo. No próximo domingo, 28, é comemorado o Dia do Agricultor. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) destaca nessa data as ações desenvolvidas junto com as empresas vinculadas, para incentivar os jovens a permanecerem no campo. A sucessão familiar é um dos objetivos e desafios.
Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 180 mil jovens entre 18 e 29 anos vivem no campo em Santa Catarina. De acordo com o IBGE, na década de 1950, 77% da população total do Estado estava no meio rural, hoje são menos de 16%.
Programas desenvolvidos
A atividade rural dos jovens no campo é impulsionada por capacitação, tecnologia e oportunidades. A SAR desenvolve programas em parceria com a Epagri, que incentivam o acesso e a permanência dos jovens do campo. São cursos de formação, projetos, financiamentos, investimentos em processos produtivos, aquisição de equipamentos, produtos de informática e acesso à internet. Os jovens de 18 a 29 anos podem acessar o programa Ação Jovem Rural e do Mar, que destina recursos da SAR para formação de jovens rurais e da pesca, em cursos executados pela Epagri.
O Projeto Realiza financia os projetos elaborados e apresentados pelos jovens e rurais e do mar, com prazo de pagamento de até cinco anos, sem juros, com 10% de desconto para os pagamentos em dia. O projeto Conecta Jovem auxilia jovens rurais e da pesca na aquisição de equipamentos de informática e instalação de estrutura para acesso à internet, com limite de até R$ 5 mil e prazo de pagamento de três anos, sem juros, com 50% de desconto para os pagamentos em dia. A ação visa melhorar o acesso à informação, a atividades de formação e capacitação e a sistemas ou aplicativos de gestão e inovação da propriedade.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, é preciso adaptar e ampliar as tecnologias no campo para atrair os jovens e garantir a sucessão rural. Conforme levantamento da SAR, 10 a 15% dos agricultores catarinenses possuem sucessão familiar nas propriedades. “Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para estimular a permanência dos jovens no campo. Disponibilizamos capacitação e ações de liderança, empreendedorismo, inclusão digital, autoconhecimento, gestão de negócios, produção agrícola e não agrícola e qualificação no setor turístico”.
Na prática
Para o jovem produtor rural Bruno Weingartner, de Águas Mornas, participar desses programas é uma maneira de aprender mais sobre o campo. “É importante poder ter formação e tirar dúvidas sobre assuntos e temas que trabalhamos na propriedade. Foi o pontapé que me ajudou a iniciar o cultivo de morangos nos abrigos suspensos em estufa”, explica.
Bruno lembra que o acesso ao programa foi fundamental para investir na propriedade. “Foi muito importante receber o empréstimo porque coloquei em prática meu trabalho com morangos na propriedade. Quero poder ajudar mais minha família e permanecer na propriedade, porque acho importante dar continuidade no nosso trabalho com a produção de morangos e tomate cereja, e os cursos e qualificações são essenciais para isso”, explica.
Sem Categoria
Siderópolis inicia decoração de Natal da Piazza Nova Belluno
As equipes do Governo de Siderópolis iniciaram a semana decorando a Piazza Nova Belluno para o “Natal da Esperança”, evento que tem abertura marcada para a próxima sexta-feira, dia 6, às 19h. O trabalho é realizado em conjunto com o setor de iluminação pública da Secretaria de Obras e a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess).
Estão sendo instaladas luzes de led e pisca-pisca nas árvores e ao longo de toda a Praça Coberta. A Casa do Papai Noel já está decorada, e na manhã desta terça-feira, dia 3, foram colocadas as guirlandas e os enfeites do palco. A abertura oficial contará com acendimento das luzes de Natal, apresentações artísticas e culturais das escolas e entidades do município e a chegada do “bom velhinho”.
A programação se estende ao longo do mês, com shows regionais, missa em Ação de Graças pelos 66 anos de Emancipação Político – Administrativo de Siderópolis, sorteio de prêmios e a formatura dos cursos realizados em parceria com o Instituto Mix.
“O Natal da Esperança não é apenas uma celebração, é um momento de união, renovação e alegria para todas as famílias de Siderópolis”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Comércio
O comércio terá horário especial neste mês de dezembro, proporcionando mais tempo para as compras de fim de ano. Confira os horários:
Dias 5 e 6: lojas abertas até às 19h; no sábado, até às 14h.
De 9 a 13: funcionamento até às 20h.
Sábados, dias 14 e 21: abertas até às 17h.
Domingos, dias 15 e 22: abertas das 17h às 21h.
De 16 a 20: lojas abertas até às 21h, com o mesmo horário na segunda-feira, dia 23.
Véspera de Natal, dia 24: funcionamento até às 17h.
As lojas estarão fechadas no Natal, dia 25, e também no dia 26, devido ao feriado municipal.
Sem Categoria
Estética íntima: procedimentos de rejuvenescimento buscam recuperar conforto para mulheres
Nos últimos anos, um número crescente de mulheres tem se voltado para procedimentos estéticos não apenas para melhorar a aparência do rosto e do corpo, mas também para tratar e rejuvenescer a região íntima. Com o envelhecimento natural, é comum que a mulher tenha perda de volume e sustentação em várias áreas, incluindo os grandes lábios, o que pode afetar tanto a autoestima quanto o conforto. A labioplastia e a lipoinjeção surgem como alternativas eficazes para restaurar o volume perdido, devolvendo funcionalidade e bem-estar.
Segundo a ginecologista Gabriela Effting Crema, da clínica Belvivere, a principal função dos grandes lábios vaginais é proteger a região íntima. Porém, com o passar do tempo, seja por causa da idade, emagrecimento ou alterações hormonais, essa camada de gordura tende a diminuir, resultando em uma exposição maior dos lábios internos. “Com a perda dessa proteção, muitas mulheres passam a sentir desconforto, especialmente ao usar roupas mais apertadas ou biquínis, já que a região perde a sustentação e o volume”, explica Gabriela.
Este tipo de desconforto pode afetar a confiança da paciente e até mesmo a sua vida social, tornando a busca por procedimentos como a lipoinjeção uma solução cada vez mais popular. A técnica consiste em retirar a gordura do próprio corpo da paciente, tratá-la e reinjetá-la na região íntima para devolver o volume perdido. Um dos grandes atrativos desse procedimento é a utilização da gordura autóloga, ou seja, a gordura do próprio corpo, o que elimina os riscos de rejeição que podem ocorrer com o uso de substâncias externas. “Como a gordura é do próprio paciente, não há risco de rejeição, tornando o procedimento mais seguro e com um pós-operatório tranquilo”, acrescenta a ginecologista da clínica Belvivere.
Além do benefício estético, a lipoinjeção pode também ter um impacto positivo na funcionalidade da área, trazendo alívio para aquelas mulheres que enfrentam desconfortos devido à flacidez e à perda de volume. “Muitas pacientes chegam ao consultório incomodadas com a sensação de que a região íntima está ‘vazia’ ou flácida. Isso pode afetar o uso de roupas e até mesmo a intimidade. Por isso é um procedimento que pode trazer tanto benefícios estéticos quanto funcionais”, afirma Gabriela.
Outro ponto importante é que com o avanço das técnicas, o procedimento pode ser facilmente associado a outras cirurgias plásticas, como a lipoaspiração. Isso permite que a paciente realize o rejuvenescimento da região íntima em conjunto com outras intervenções, otimizando o tempo de recuperação e reduzindo o número de intervenções necessárias.
“Além da lipoinjeção, outros tratamentos para a área íntima, como a labioplastia, também têm ganhado popularidade entre mulheres que buscam não só a melhoria estética, mas também o retorno da confiança e da qualidade de vida. O aumento da demanda por esses procedimentos reflete a crescente conscientização das mulheres sobre a importância de cuidar de todas as partes do corpo, incluindo a área íntima, como forma de preservar a saúde, o bem-estar e a autoestima”, observa Gabriela.
Embora esses tratamentos ainda geram certa resistência, a busca por uma estética e funcionalidade mais equilibradas é reflexo de um movimento global em que as mulheres buscam autonomia sobre suas próprias escolhas estéticas, sem perder de vista a segurança e o respeito aos seus corpos.
“Com alternativas modernas e técnicas cada vez mais seguras, as mulheres que se sentem desconfortáveis com a perda de volume na região íntima agora têm à disposição opções que vão muito além da cirurgia plástica tradicional, com resultados naturais e um pós-operatório mais suave. A autoestima e o bem-estar estão cada vez mais ao alcance de quem deseja se sentir melhor consigo mesma”, pontua a ginecologista.
Geral
Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Criciúma são premiados
Cerimônia de premiação do 8º Prêmio Acic de Matemática entregou medalhas à 33 estudantes das escolas municipais de Criciúma
Os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma participaram, nesta terça-feira (19), da cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio ACIC de Matemática. Ao todo, 33 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Criciúma receberam medalhas, divididas entre 21 de bronze, 10 de prata e duas de ouro. “A competitividade estimula a busca pelo conhecimento. Os estudantes que hoje estão sendo premiados, serão os homens e mulheres do amanhã. Serão aqueles que farão a economia da nossa cidade girar”, disse o prefeito Clésio Salvaro
Cerca de 22,5 mil alunos participaram da avaliação, que envolveu estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de 141 escolas públicas de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. “Este prêmio é uma oportunidade para celebrarmos as conquistas dos estudantes e reforçarmos a importância de incentivar o aprendizado da Matemática de maneira desafiadora, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos nossos alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols.
A primeira etapa da prova teve caráter classificatório e foi realizada nas Unidades de Ensino em agosto. Os estudantes que obtiveram as melhores notas, classificaram-se para a segunda e última fase, realizada na ACIC no mês de setembro. A cerimônia de premiação entregou, no total, 99 medalhas. Além disso, os participantes com as notas mais altas foram considerados os destaques de seus municípios. “O Prêmio ACIC de Matemática desafia os estudantes a aplicarem o raciocínio lógico e a criatividade para resolver problemas, especialmente na segunda fase, que é discursiva. É gratificante ver o empenho dos alunos e perceber como o trabalho feito em sala de aula tem dado frutos tão positivos”, afirmou a coordenadora pedagógica de Matemática, Karine Calegari.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades