Conecte-se conosco

Geral

Imunização com vacina bivalente contra covid-19 começa no dia 27

Publicado

em

Ouça esta matéria

O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 foi publicado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. 

As ações devem começar a partir do dia 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a covid-19, em grupos considerados de risco, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães que deram a luz há menos de 45 dias. Esse imunizante é capaz de proteger contra mais de uma versão do vírus de uma só vez. 

Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI) destaca a importância de as pessoas continuarem seguindo o calendário de vacinação da covid, mesmo com a queda no número de casos.

A estimativa de público nesta etapa é de 52 milhões de pessoas. Em março, uma força-tarefa deve intensificar a vacinação contra covid para toda população com mais de 6 meses, justamente para aumentar a adesão, com ações em parceria com escolas públicas.

A campanha de Influenza terá início, em abril, antes da chegada do inverno, quando acontece a maior parte dos casos da doença. O grupo prioritário dessa etapa inclui idosos, gestantes, profissionais da saúde e da educação, entre outros.

Já em maio começa a multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas, com a mobilização da comunidade para reduzir o percentual de pessoas não-vacinadas contra essas doenças. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado oficial de erradicação do sarampo, Mas, em 2019 mais de 10 mil casos foram notificados e em 2022 dois óbitos foram registrados por crianças menores de um ano. A médica Flávia Bravo explica que o retorno do sarampo ao território brasileiro se deu pela baixa cobertura vacinal.

De acordo com o Ministério da Saúde, praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. Por isso, é importante retomar os altos percentuais de proteção.

Geral

Criciúma em Ação: Prefeitura Promove Evento “RCP Day – Suas Mãos Têm o Poder de Salvar Vidas”

Evento será realizado neste sábado (25), a partir das 9h, na Praça Nereu Ramos, e pretende conscientizar a população sobre a importância de aprender as manobras de reanimação cardiorrespiratória

Publicado

em

Ouça esta matéria

No próximo sábado, dia 25, das 9h às 12h, a Praça Nereu Ramos, em Criciúma, será palco de um treinamento importante para a comunidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Maria Schmitt (Imas) e a Gerência de Educação em Urgências (Gereu), realizará o RCP Day – Suas Mãos Podem Salvar Vidas.

O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de aprender as manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP), uma habilidade vital em situações de emergência médica. A ação, que conta com o apoio de importantes instituições de saúde, busca capacitar os cidadãos para agirem corretamente e de maneira eficaz em casos de parada cardiorrespiratória.

O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, destaca a relevância do RCP Day diante das necessidades identificadas pelas equipes de atendimento pré-hospitalar. A falta de assistência adequada em certos casos ressalta a importância da RCP precoce, que pode significar uma sobrevida significativa para pacientes em situação crítica.

Durante o evento, socorristas do Samu, profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc conduzirão oficinas práticas de RCP de forma gratuita para a população presente. O secretário Casagrande enfatiza que o propósito é sensibilizar e orientar as pessoas sobre a importância de aprender essas manobras com profissionais capacitados, ressaltando que esse conhecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte em situações críticas.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma realiza Feira de Robótica no Paço Municipal Marcos Rovaris

Publicado

em

Ouça esta matéria

O hall do Paço Municipal Marcos Rovaris recebe, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a Feira de Robótica. Promovida pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Feira contará com a exposição de 48 trabalhos produzidos por estudantes dos Clubes de Robótica da rede municipal de ensino. A abertura do evento ocorre às 9h desta quinta-feira e a visitação será gratuita, das 9h às 16h.

A realização da Feira de Robótica faz parte da missão de propagar a educação pública de qualidade com ênfase no processo de ensino e aprendizagem para a formação humana. “Expor os trabalhos produzidos por nossos estudantes é uma maneira de incentivá-los a continuarem se empenhando em estudar e criar projetos que têm o poder de mudar toda uma geração”, declara o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Durante a Feira, o público poderá observar e compreender exposições que envolvem os fundamentos trabalhados durante as aulas de robótica, como impressão 3D, empreendedorismo, inovação, resolução de problemas, criatividade, liderança, conceitos de programação, entre outros conceitos apresentados aos alunos. “Os trabalhos selecionados para a Feira de Robótica são de excelente qualidade. Os estudantes, em conjunto com seus professores, se empenharam durante todo o período letivo para trazer projetos criativos e inovadores”, afirma o coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Angelo Machado Bortolon.

Clubes de Robótica

O projeto de robótica nasceu de uma proposta do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e foi concretizado em 2019, a partir de um convênio com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), a Associação Beneficente Abadeus e o Sesi/Senai Regional Sul, atendendo 16 escolas. Em 2023, cerca de 700 alunos, do 5º ao 9º ano, foram contemplados com as aulas que são ofertadas por meio dos Clubes de Robótica para turmas do Ensino Fundamental, de 42 escolas da rede municipal.

Continue Lendo

Geral

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, volta ao estado do Paraná e visita mais dez cidades, iniciando a rota no dia 21 de novembro em Águas Mornas, seguindo para Otacílio Costa dia 22, Lages no dia 23, Santa Cecília no dia 24, Gaspar no dia 27, Balneário Camboriú no dia 28, Imbituba no dia 29, e fechando o mês de novembro em Laguna, no dia 30. Em dezembro, a carreta segue para Criciúma no dia 1º e encerra no dia 4 em Maracajá. Neste mês, a carreta vai oferecer exames de PCR (teste rápido para detecção de câncer de próstata) e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.

Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, serão aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral. 

No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.

Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.   

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.

Serviço: Saúde na Estrada volta ao Paraná

Horário de atendimento: 10h às 17h.

Data: 21 de novembro

Local: Auto Posto Serramar Ltda

Rod Br 282 Sn Km 41 – Águas Mornas – SC

Data: 22 de novembro

Local: Irmãos Zambonato Ltda

Rod Sc 425 1369 Km 34 Cx Postal 3 – Otacílio Costa – SC

Data: 23 de novembro

Local: Posto Leo Ampessan Ltda

Rod Br 116 Sn Km 246 – Lages – SC

Data: 24 de novembro

Local: Cesca & Cia Ltda

Rod Br 116 Sn Km 129 – São Cristóvão do Sul – SC

Data: 27 de novembro

Local: Auto Posto Gaspar Ltda

Rod Ingo Hering 6237 – Gaspar – SC

Data: 28 de novembro

Local: Posto Irmão da Estrada

Rod Br 101 Sn Km 130 – Balneário Camboriú – SC

Data: 29 de novembro

Local: Auto Posto Baleia Franca Ltda

Rod Br 101 Sn Km 270 – Imbituba – SC

Data: 30 de novembro

Local: Distribuidora de Combustíveis Rosso Ltd

Rod Br 101 Sn Km 298 – Laguna – SC

Data: 1º de dezembro

Local: Auto Posto Rosso Ltda

Rod Br 101 Sn Km 392 – Criciúma – SC

Data: 4 de dezembro

Local: Auto Posto Brambila Ltda              

Rod Br 101 237 Km 403 – Maracajá – SC             

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com