Entretenimento
Museu ao Ar Livre abre agenda para escolas da região participarem de atividades relacionadas à Cultura Indígena
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, está com agenda aberta para receber turmas de escolas da região interessadas em participar de atividades educativas voltadas à Cultura Indígena. A programação, relacionada ao mês em que se celebra o Dia dos Povos Originários (19 de abril), contempla estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Serão oferecidas a Oficina de Cerâmica Indígena e a atividade da Casa Subterrânea Indígena. As ações são complementadas pela visita à exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense”, proporcionando uma imersão histórica e cultural aos participantes.
A pedagoga do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte, destaca a importância do tema no contexto educacional. “Trabalhar a cultura indígena é fundamental para valorizar uma identidade nacional e local autêntica e combater estereótipos históricos. A cultura indígena é a base de muitos dos nossos costumes, culinária, vocabulário e festas populares”, afirma. Rosani ainda lembra que é uma obrigatoriedade legal, conforme a Lei nº 11.645/2008, a prática de promover o respeito à diversidade e reconhece os povos originários como protagonistas da história brasileira.
Além das atividades com as escolas, o Museu também promove uma ação especial aberta à comunidade. Nos dias 13 e 20 de abril, o espaço expositivo da Casa de Pedra estará aberto em período noturno, das 18h45 às 21h. A proposta é oportunizar que estudantes, professores e a população em geral possam visitar a exposição “Povos Indígenas: registros dos povos indígenas em Orleans e Região Sul catarinense”.
De acordo com a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, a iniciativa amplia o acesso à temática. “Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e refletir a respeito da presença e a importância dos povos indígenas na nossa região”, ressalta.
Cada atividade tem duração aproximada de uma hora e meia e comporta até 30 estudantes por turma. Os agendamentos podem ser realizados pelo WhatsApp (48) 99904-2739. Outras informações sobre projetos educativos e visitas escolares estão disponíveis no site do Museu.
Entretenimento
Desfile de 7 de setembro terá alterações no trânsito em Criciúma
Em função do tradicional Desfile Cívico-militar de 7 de setembro em Criciúma, na próxima segunda-feira (7), na Rua da Gente, no bairro Próspera, o trânsito nas proximidades do Parque das Nações terá alterações. Das 7 às 14 horas, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), por meio da Superintendência de Trânsito, fará o controle e a organização do fluxo de veículos, com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e do público que for prestigiar o evento.
O primeiro bloqueio sinalizado será realizado na Avenida Centenário, próximo ao posto Rosso (apenas referência), no sentido Centro-Próspera, local onde as forças de segurança estarão reunidas para o início do desfile. Nesse ponto, os veículos serão direcionados para a faixa destinada aos ônibus e também para a rua Cardeal Arco Verde.
Na Avenida Gabriel Zanette, o sentido São Cristóvão-Próspera terá a pista da direita destinada ao estacionamento de veículos particulares, enquanto a pista da esquerda permanecerá liberada para o tráfego normal. Já no sentido Próspera-São Cristóvão, o trecho será interditado para o estacionamento dos ônibus escolares utilizados pelos participantes do desfile.
Na Avenida Estevão Emílio de Souza, em frente ao Parque das Nações e nas proximidades do Criciúma Shopping (apenas referência), o trânsito será mantido em meia pista, permitindo a organização e o estacionamento dos transportes escolares.
A rua Hercílio Amante, paralela ao percurso principal do desfile, permanecerá aberta, porém com restrições de acesso em razão da concentração de pessoas. Para a organização dos participantes, as ruas Ernesto Bianchini Góes, Manoel Rodrigues Ferrão e Quintino Bianchi serão bloqueadas. As demais vias laterais da Rua da Gente serão destinadas ao estacionamento.
Segundo o superintendente de Trânsito de Criciúma, Edno Dutra, o esquema foi planejado para organizar o fluxo de veículos, garantir o estacionamento dos transportes escolares e proporcionar mais segurança durante todo o desfile.
“Nossa equipe estará atuando ao longo de todo o período para orientar os motoristas e organizar os pontos de bloqueio, estacionamento e circulação. Pedimos a atenção de quem passar pela região e, se possível, que os motoristas evitem os trechos com alterações, respeitando a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito”, destaca.
Entretenimento
Exposição reúne artistas catarinenses no Museu do Carvão, em Siderópolis, a partir do dia 9
Na próxima terça-feira, dia 8, o Museu do Carvão, localizado na Rua Arlindo Barzan, em Rio Fiorita, Siderópolis, receberá a abertura da exposição “IV Jovens Artistas Catarinenses: Memórias do Futuro”. O evento acontecerá às 19h. A exposição ficará aberta para visitação gratuita a partir de quarta-feira, dia 9, até 5 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A exposição contará com dezenas de artistas de diferentes municípios do estado, que apresentarão trabalhos em diversas linguagens das artes visuais como desenho, performance, cerâmica, escultura, objetos, livro de artista, serigrafia, xilogravura, aquarela, tapeçaria, bordado, fotografia, pintura, instalação, entre outras manifestações artísticas.
“Estamos crescendo desde a primeira edição, que aconteceu na Galeria Willy Zumblick, da Fundação Cultural de Criciúma, em 2023. Vejo uma construção significativa e positiva a cada ano, com jovens artistas interessados em participar e aqueles que passaram pela exposição anteriormente continuando a produzir. Santa Catarina tem hoje uma nova geração potente e firme no fazer cultura”, destacou um dos curadores, Otávio Dagostim.
A exposição conta com a curadoria de artistas catarinenses, como Inácio Sperber, de Blumenau; Otávio Dagostim, de Cocal do Sul; Erica Danf, de Tubarão; Jackson Goulart, de Balneário Rincão; e Helton Novelletto, de Criciúma.
“Sinto-me honrada e agradecida pela oportunidade de trabalhar em um projeto tão inovador e expansivo, pois acredito que é necessária essa colaboração entre os artistas, que não apenas tenham a oportunidade de expor o seu trabalho, mas também de conhecer seus pares e um pouco de como funciona o circuito artístico catarinense”, pontuou a curadora Erica Danf.
Os artistas participantes serão Aghata Zuchinali, Bia, Bruna Moraes, Bruno Felipe, Burga, Camillo, Camomila, Carla Carvalho, Daiana da Rosa, Juliana Guimarães, Júlia Maria, Monique Burigo, Thiago Müller, Sabrina Alves, Pedro Castilho, Viviane Rocha, Pedro Giacomelli, Patê,Preto Lauffer e Lucas Kais.
“É de extrema importância para a região fomentar a arte em suas cidades. Fazer parte da exposição é um meio possível para o desdobramento de novas conexões entre artistas, espaços expositivos e públicos, buscando mover a arte entre os locais e as pessoas”, disse o curador, Helton Novelletto.
A exposição conta com o apoio do Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. Escolas, entidades e associações estão convidadas a prestigiar a mostra. “Vamos aproveitar a oportunidade para levar os alunos e convidar toda a população para conhecer a arte e a cultura vindas de outros municípios, fortalecendo a união e a simpatia entre os artistas”, convidou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes.
Entretenimento
Parque Astronômico promove observação de eclipse lunar nesta quinta-feira
O eclipse lunar poderá ser observado na noite desta quinta-feira (27), no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma. A atividade faz parte de uma programação especial que iniciará às 19 horas e contempla apresentações musicais e exibição de filme. O evento é aberto para todos os públicos e tem entrada gratuita.
De acordo com a gerente do espaço, Emanoela Ceron, a programação reforça o compromisso do Parque Astronômico em promover conhecimento e experiências relacionadas à astronomia. “O eclipse lunar é um fenômeno que desperta a curiosidade de pessoas de todas as idades e por meio desse evento buscamos aproximar a população da ciência de forma acessível e gratuita”, afirma.
Ainda conforme Emanoela, a programação interna será mantida mesmo em caso de céu nublado, garantindo uma experiência enriquecedora para o público independentemente das condições climáticas.
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar direta e projetando sua sombra sobre o satélite natural.
Programação:
• 19h – Apresentação de abertura com os violeiros da AFASC;
• 21h – Sessão especial sobre a lua e os eclipses;
• 22h – Exibição do filme ‘Notícias da Lua’;
• 22h30 – Segunda rodada de exibição do filme;
• 22h50 – Voz e violão com Eduardo Costa;
• 23h34 às 3h – Observação e acompanhamento do eclipse lunar.
Sobre o Parque Astronômico
Localizado no alto do Morro Cechinel, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² é aberto todos os dias, das 9 às 21 horas. O espaço conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20 às 21 horas. Já as sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15 horas, 17 horas e 19 horas.
Mais informações pelo telefone (48) 3431-0400. Agendamentos para visitas guiadas de escolas, universidades e outras instituições podem ser feitos de forma on-line pelo site vivaparqueastro.criciuma.sc.gov.br.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















