Tecnologia
Plataforma digital vai gerar 1 milhão de oportunidades para jovens
Brasília
Empresas, sociedade civil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram nesta quarta-feira (28) uma iniciativa chamada Um Milhão de Oportunidades. O foco reúne adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial os que estão em situação de vulnerabilidade – como negros e pardos, indígenas, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência. 

A meta, segundo os idealizadores, é gerar, nos próximos dois anos, um milhão de oportunidades em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.
Plataforma
Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa pretende auxiliar adolescentes e jovens a buscar informações, por regiões, de qualidade sobre oportunidades e formação para o mundo do trabalho.
Todas as oportunidades poderão ser acessadas no site e no aplicativo, que terão um monitoramento sobre o preenchimento efetivo de cada oportunidade pelas empresas participantes por meio de um acordo de adesão.
“ Devemos cuidar, incentivar e apoiar o ensino de todos os jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, pois neles creditamos a esperança de um Brasil mais justo e igualitário. Temos que trabalhar para garantir mais oportunidades para todos”, disse Juliana Azevedo, executivo da P&G Brasil.
Adolescentes e jovens
Com uma população de 48 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, o Brasil tem hoje a maior geração de adolescentes e jovens de sua história, segundo o Unicef. Um dado preocupante é que um em cada quatro adolescentes e jovens não estuda, nem trabalha. O ensino médio é a etapa com maiores índices de evasão escolar. Em 2018, mais de 458 mil adolescentes deixaram a escola.
“Diante da pandemia da covid-19, esses números podem aumentar ainda mais. É essencial investir agora nos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, criando oportunidades para que se mantenham aprendendo e consigam ingressar no mundo de trabalho. Só assim será possível quebrar o ciclo de pobreza que afeta tantas famílias”, explicou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.
Ainda na avaliação dos especialistas, a velocidade dos avanços tecnológicos pode aumentar ainda mais as desigualdades no Brasil, excluindo adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e sem formação profissional.
“Um dos efeitos da crise é que o futuro do trabalho está chegando com uma rapidez maior do que antecipado. Isso oferece riscos e oportunidades para a inserção no mercado de trabalho formal de jovens que estão se formando e começando a trajetória profissional, em especial para aqueles em situação de vulnerabilidade. Como a procura das empresas por novas competências e qualificações vai crescer, é preciso preparar a juventude para esse cenário com ações inovadoras”, disse Martin Hahn, diretor do escritório da OIT no Brasil.
Geral
Presidente da Fapesc visita SATC e conhece projetos desenvolvidos com apoio à pesquisa e inovação
Valdir Cechinel Filho percorreu laboratórios do Colégio SATC, UniSATC e Centro Tecnológico e acompanhou iniciativas que contam com fomento da Fundação
O fortalecimento da pesquisa e da inovação em Santa Catarina passa pela aproximação entre instituições de ensino, centros de pesquisa e órgãos de fomento. Dentro desse contexto, a SATC recebeu a visita do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Valdir Cechinel Filho, que conheceu projetos, espaços e equipamentos da instituição.
Acompanhado pelo reitor da UniSATC, Carlos Antonio Ferreira, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico SATC, Luciano Bilessimo, Cechinel percorreu laboratórios do Colégio SATC, da UniSATC e do Centro Tecnológico. Durante a visita, foram apresentados projetos de pesquisa e inovação, além de estruturas que receberam investimentos viabilizados por editais e mecanismos de fomento da Fapesc nos últimos anos.
Para o presidente da Fundação, estar próximo das instituições permite compreender as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e identificar novas possibilidades de apoio.
“Foi uma visita muito boa. A ideia é conhecer as instituições e entender como a Fapesc pode ajudar a fomentar a inovação no Estado. Foi muito importante conhecer o que a SATC faz, o que está desenvolvendo e entender no que podemos ajudar”, destacou Valdir Cechinel Filho.
Fomento que se transforma em pesquisa e estrutura
Ao longo dos últimos anos, o apoio da Fapesc tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas e para a ampliação da infraestrutura disponível aos pesquisadores da SATC. Os investimentos possibilitam a aquisição de equipamentos e o avanço de projetos que aproximam o conhecimento científico das demandas da indústria e da sociedade.
Durante o roteiro, o presidente pôde conhecer diferentes ambientes utilizados por estudantes, professores e pesquisadores. A visita também possibilitou apresentar resultados de iniciativas já desenvolvidas e conversar sobre novos caminhos para fortalecer o ecossistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação.
Para o reitor da UniSATC, Carlos Antonio Ferreira, a parceria com instituições de fomento é fundamental para transformar conhecimento em desenvolvimento.
“O apoio à pesquisa permite que nossas equipes avancem na geração de conhecimento, na formação dos nossos estudantes e, principalmente, no desenvolvimento de soluções que possam chegar à sociedade e à indústria. Receber o presidente da Fapesc também é uma oportunidade de mostrar como os recursos destinados à ciência e à inovação estão se transformando em projetos, infraestrutura e resultados”, afirmou Ferreira.
Tecnologia
IV Simpósio de Aplicações para Engenharia da UniSATC inicia com debate sobre o futuro da mobilidade aérea
O IV Simpósio de Aplicações para Engenharia começou com grande participação de público na UniSATC. Mais de 400 estudantes, professores e profissionais acompanharam a conferência de abertura, consolidando o evento como um dos principais espaços de integração entre academia, inovação e indústria da região.
A palestra inaugural, “eVTOL: Desafios Tecnológicos e Oportunidades para a Engenharia”, foi ministrada pelo especialista Fernando de Borthole. Durante a apresentação, o público conheceu as tecnologias que impulsionam o desenvolvimento das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), os desafios enfrentados pela engenharia no setor e as oportunidades de negócios que surgem com a evolução da mobilidade aérea urbana.
O Pró-Reitor de Ensino e Extensão da UniSATC, Jovani Castelan, destacou que o simpósio amplia a formação dos estudantes ao aproximá-los das transformações do mercado.
“O simpósio proporciona um ambiente de aprendizado que vai além da sala de aula. Ao reunir especialistas, empresas e a comunidade acadêmica, os estudantes têm contato com tecnologias emergentes, tendências da indústria e desafios reais da profissão, fortalecendo uma formação alinhada às necessidades do mercado”, ressaltou.
Para o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSATC e um dos organizadores do evento, João Mota Neto, a expressiva participação do público na abertura demonstra o interesse dos futuros profissionais pelas novas tecnologias.
“Ver o auditório cheio no primeiro dia mostra que existe uma grande busca por conhecimento aplicado e por compreender as transformações que estão acontecendo na Engenharia. O simpósio foi pensado justamente para aproximar os estudantes de especialistas e das tecnologias que já estão moldando o futuro da indústria, criando um ambiente de troca de experiências e inspiração para a carreira”, completou.
Ao longo da programação, os participantes terão acesso a palestras, minicursos e apresentações técnicas sobre transformação digital, automação, robótica, inteligência artificial e inovação. A proposta é conectar o conhecimento desenvolvido na universidade às demandas reais da indústria, contribuindo para a formação de profissionais preparados para os desafios da Engenharia 4.0 e das profissões do futuro.
Tecnologia
Estudantes de Automação Industrial da UniSATC conhecem tecnologias da Indústria 4.0
A formação de profissionais preparados para os desafios da indústria passa, cada vez mais, pela vivência prática em ambientes produtivos. Com esse propósito, estudantes da primeira fase do curso de Tecnologia em Automação Industrial da UniSATC realizaram uma visita técnica à unidade da Librelato, em Criciúma, uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do país.
A atividade foi acompanhada pelo professor da UniSATC e engenheiro de processos da empresa, Marcos Welliton Daros, que apresentou aos acadêmicos diferentes etapas da produção e as tecnologias empregadas no processo fabril. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto sistemas automatizados, robôs industriais, sensores, equipamentos de controle e soluções integradas que fazem parte dos conceitos da Indústria 4.0.
Para o coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial da UniSATC, João Mota, experiências como essa fortalecem a formação profissional ao conectar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com a realidade da indústria.
“Nosso compromisso é proporcionar experiências que vão além da sala de aula, permitindo que os estudantes desenvolvam uma visão sistêmica dos processos industriais, compreendam as demandas do setor produtivo e estejam preparados para atuar em projetos de transformação digital, inovação e automação industrial”, completa.
A professora da disciplina Práticas de Automação, Alanis Tiscoski, ressalta que o contato direto com o ambiente industrial é especialmente importante para os estudantes que estão iniciando a graduação.
“Esse contato com a indústria é muito importante, principalmente para os alunos da primeira fase, pois permite relacionar os conteúdos do curso com situações reais do mercado de trabalho. Além disso, a visita amplia a visão dos estudantes sobre as possibilidades de atuação do tecnólogo em Automação Industrial e demonstra que a automação está presente em diferentes setores e etapas de uma empresa.”
As visitas técnicas integram a proposta pedagógica do curso de Tecnologia em Automação Industrial da UniSATC e complementam o processo de aprendizagem ao aproximar os estudantes das tecnologias utilizadas pela indústria.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades
















