Geral
Processo diocesano de beatificação de Frei Egídio Maria Moscini será iniciado em julho
A Diocese de Criciúma, atendendo ao pedido da Ordem dos Servos de Maria (OSM), realizará no dia 7 de julho, no Centro de Eventos da cidade de Turvo, a abertura da Causa de Beatificação de Frei Egídio Maria Moscini. A abertura do processo acontece quatro meses após o pedido para o início da fase diocesana que se concentra na investigação da vida, virtudes e sinais de santidade do candidato que passará a ser reconhecido como Servo de Deus.
A Sessão Pública de abertura da causa acontecerá às 15h, em seguida, será celebrada a Santa Missa, onde o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, instituirá formalmente a fase diocesana do processo. Na ocasião, serão apresentados os membros do tribunal constituído para o acompanhamento desta primeira etapa, as comissões que colaborarão para a reunião das provas documentais e testemunhais da vida de Frei Egídio e a nomeação oficial do postulador da causa, o italiano Frei Franco Maria Azzalli.
Com a abertura da causa, os trabalhos se concentram agora na pesquisa da vida do Servo de Deus. Esse estudo tem o objetivo de comprovar as virtudes praticadas por Frei Egídio, ou seja, os exemplos de santidade demonstrados em seus 92 anos de vida. “O que mais me impressiona é que 48 anos após sua morte as pessoas ainda se recordam de Frei Egídio como sendo um homem trabalhador, religioso e humilde. É extraordinário perceber que na presença de Cristo esse nosso irmão se deixou transparecer na graça, escolhendo não viver apenas para si próprio, mas como um fiel intercessor”, enfatiza Frei Franco.
Com a abertura da causa e o título de Servo de Deus, Frei Egídio passará a ter uma oração em sua referência, que deverá ser rezada por todos aqueles que desejam alcançar um milagre. Normalmente, é a partir da oração que a Igreja passa a considerar o surgimento de milagres – que devem ser comprovados cientificamente para serem aceitos e são diferentes do que popularmente se conhece como uma “graça”. O material impresso com a oração, que será distribuído durante a celebração, contará ainda com uma relíquia de segundo grau, ou seja, um tecido que teve contato com o religioso.
“Se alguém tem uma dor de garganta muito forte e ao pedir a intercessão de Frei Egídio a dor desaparece, essa pessoa alcançou uma graça. Já o milagre é algo extraordinário, onde aos olhos da medicina não seria possível a sua explicação, como a cura de uma doença”, explica o postulador da causa. Quando houver a comprovação de um milagre, o Servo de Deus será elevado ao título de Beato, podendo receber culto em sua região de origem. A comprovação de um segundo milagre é o passo seguinte que a Igreja exige para a confirmação de santidade.
Quem é o frei Egídio?
Egídio Maria Moscini nasceu em Valentano, na Itália, em fevereiro de 1884. Em 1905, aos 21 anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria. Ele chegou ao Brasil em 1921, após uma viagem de cerca de três meses até Rio Branco. Em seguida, foi enviado para a cidade do Rio de Janeiro, onde serviu a Comunidade Religiosa dos Servos de Maria. Em 1947, foi transferido para o município de Araranguá (SC). Em 1952, foi para o Seminário de Turvo (SC), onde ficou até seu falecimento em 25 de agosto de 1976, aos 92 anos de idade.
Patrono do Agricultor Familiar Brasileiro
Em novembro do ano passado, através da Lei 14.732, Frei Egídio Maria Moscini foi declarado o Patrono do Agricultor Familiar Brasileiro. A homenagem reconhece os serviços prestados pelo irmão religioso em prol dos pequenos agricultores. “De enxada na mão, esse nosso irmão foi um humilde trabalhador que recebia o auxílio das pessoas e toda a comunidade em troca de suas orações, ou seja, as pessoas já viam na sua figura a presença de Deus”, destaca Frei Franco, que permanecerá na região até o dia 10 de julho.
Geral
Crianças e adolescentes da Casa Guido se preparam para a Festa de Natal
Evento, que acontece no próximo dia 13, conta com a colaboração de doações para a sua realização
As crianças e adolescentes que são atendidos na Casa Guido estão em contagem regressiva para a Festa de Natal, que irá acontecer no próximo dia 13 deste mês. O dia será inesquecível, não só para os pacientes como também para todos os familiares que estarão celebrando esta data tão especial.
A festa, que é sempre promovida pela instituição, neste ano conta com o apoio de doações para a sua realização, visto que todas as cartinhas para o Papai Noel já foram adotadas por padrinhos e madrinhas. Aqueles que puderem contribuir para ajudar com o custeio da festa, que deverá encantar os pacientes e familiares, podem doar através do pix: 12.927.890/0001-60.
A programação irá contar com um almoço delicioso, quitutes, brincadeiras, diversas atividades e, claro, com a presença do Papai Noel que entregará os presentes que foram pedidos carinhosamente em cada cartinha. “”Estamos muito felizes e já ansiosos por este dia. Deixamos nosso agradecimento especial a todos os apoiadores, funcionários, voluntários e doadores da Casa Guido, pois graças ao empenho, amor, dedicação, empatia e confiança de cada um é que momentos especiais podem se concretizar”, enfatiza a voluntária Luciane Sangaletti, que está à frente da organização do evento.
Geral
Unesc dá boas-vindas há mais 119 estudantes chilenos
Com música, abraços e muito carinho, estudantes chilenos foram recepcionados nesta segunda-feira (2/12) na Unesc. Eles fazem parte da segunda comitiva do país que vem à Universidade para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 119 estudantes, divididos entre profissionais da saúde de nível auxiliar e técnico.
“Ficamos muito honrados com todo o carinho que estamos recebendo. Estar aqui é aprender de diferentes formas e levar para casa novos contatos e novas formas de ver e fazer as coisas. Desejo boas energias e torço para que todos aproveitem ao máximo esta experiência tão valiosa”, afirma a coordenadora do Centro de Simulação da Universidad del Alba, Marisol Arias Burgos.
Os cursos “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde” e “Formação e Aperfeiçoamento com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde, Participação Comunitária e Intersetorial”, fazem parte do projeto Unesc Level e são fruto de uma parceria internacional com a Universidade Corporativa Luces, a empresa Atom Capacitaciones e a Universidad del Alba, do Chile. A proposta busca nutrir o intercâmbio de conhecimentos entre os países.
Nos próximos dias, além das Clínicas Integradas em Saúde da Unesc, os visitantes conhecerão de perto o funcionamento das unidades de saúde, hospitais e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.
“Temos uma programação intensa, mas que foi pensada para que eles extraiam o máximo de conhecimento técnico, mas também cultural. É o compartilhar entre as partes que torna esse momento ainda mais especial. Da nossa parte, eles podem esperar um acolhimento lindo e aprendizagem de excelência sobre serviços e ensino”, garante a coordenadora do setor de Pós-graduação da Unesc, Mágada Tessmann.
Atualmente, a Unesc possui mais de 50 acordos internacionais, sendo reconhecida com o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil em Internacionalização, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).
“Valorizamos muito essa troca de conhecimento e experiências genuínas, pois proporciona para estas pessoas e para nós, a possibilidade de viver, de pensar e de agir de maneira diferente. O conhecimento é uma poderosa ferramenta. Tenho certeza de que hoje começa uma experiência transformadora na vida destes estudantes, que têm a chance de formar um perfil profissional global”, pontua a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade.
A importância do atendimento humanizado
Enfermeiro formado há 37 anos, o pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin, fez parte da estruturação do SUS na região. “Tenho muito orgulho dessa trajetória que me fez enxergar a saúde brasileira de maneira ampla. Nós evoluímos muito e esse é um trabalho que nunca vai terminar, pois sempre há espaço para melhorar. Estes estudantes vão conhecer uma realidade diferente e tenho certeza de que sairão transformados dessa experiência”, afirma.
Ainda sobre a realidade diferente que vão conhecer, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, evidencia o que, para ela, é o principal diferencial do SUS. “O olhar para cada ser, entendendo que quem está na linha de frente está lá para servir e buscar a melhor solução para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, afirma. “Por isso desejo que esses estudantes voltem para casa com o coração cheio de empatia e com a certeza de que fazem a diferença na sociedade”, acrescenta a pró-reitora.
O projeto visa contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos estudantes e melhoria do sistema público de saúde do Chile. “Teoria e prática juntas, o que ajuda a garantir que a experiência seja a mais produtiva para ambos os lados. As práticas servem para discutirem e repensarem a saúde pública. Ao final, cada estudante vai escrever um projeto de intervenção de melhoria para o sistema público do país”, explica a coordenadora operacional, Letícia Felipe Milak.
Geral
Tsunami meteorológico assusta e deixa estragos em praias de Jaguaruna
Na madrugada desta segunda-feira ,02, moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.
De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de 1 metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.
Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.
“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.
Felizmente, o evento desta madrugada não causou danos significativos nem deixou feridos. As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades