Entretenimento
Quero Adotar realiza feira de adoção de gatos neste sábado
A ONG Quero Adotar realiza neste sábado, 3, mais uma feira de adoção de gatos em Criciúma. A ação ocorre das 13h às 19h, no Nações Shopping, em frente à Cobasi, e reunirá filhotes acolhidos pela organização que estão à espera de um novo lar. A feira busca ampliar as oportunidades de adoção e, ao mesmo tempo, contribuir para que a ONG possa seguir acolhendo animais que precisam de atendimento.
Durante a ação, os interessados poderão conhecer os gatos disponíveis e conversar com os voluntários sobre o processo de adoção, o perfil de cada animal e os cuidados necessários com o novo integrante da família. “Cada feira é uma nova oportunidade para aproximar nossos gatos de pessoas dispostas a oferecer um lar seguro e responsável. Temos animais de diferentes idades e perfis esperando por uma família e queremos que cada adoção seja feita com consciência, pensando não apenas naquele momento, mas no compromisso de cuidar desse animal por toda a vida”, destaca a coordenadora da ONG Quero Adotar, Laura Coan.
Pré-requisitos para adoção
Para garantir a segurança dos animais, a Quero Adotar estabelece alguns pré-requisitos para a adoção. Em apartamentos, todas as janelas, incluindo as da área de serviço, e sacadas devem ser totalmente teladas. Já nas casas, a área externa deve ser murada e cercada, e a família precisa garantir que o gato permaneça a maior parte do tempo dentro de casa, especialmente quando não houver ninguém no imóvel.
A ONG também solicita vídeos do ambiente onde o animal irá viver para avaliar se o espaço oferece condições adequadas de segurança. Além disso, para concluir a adoção, é necessária uma caixa de transporte adequada para que o gato seja levado com segurança para o novo lar.
Adoção pelo site
Quem não puder participar da feira também pode conhecer os animais disponíveis para adoção pelo site da Quero Adotar: adocoes.queroadotar.com. A plataforma reúne informações sobre os gatos acolhidos pela organização e permite que os interessados preencham os dados necessários para apresentar a candidatura à adoção.
Como ajudar
Além de adotar, a comunidade pode contribuir para a manutenção do trabalho realizado pela Quero Adotar. A organização atua com resgates, tratamentos veterinários, castrações, ações de conscientização e adoção responsável, além de manter animais em gatis, clínicas veterinárias e lares temporários.
As contribuições em dinheiro podem ser feitas pelo Pix 65.594.556/0001-07. A ONG também recebe ração, areia, brinquedos e sachês, além de roupas, acessórios e calçados destinados à lojinha beneficente. Empresas interessadas podem contribuir por meio de patrocínio formal.
Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (48) 99183-2252.
Sobre a Quero Adotar A ONG Quero Adotar iniciou suas atividades em outubro de 2024, inicialmente com foco na adoção de gatos. Com o crescimento da demanda, passou também a atuar em resgates, conforme a capacidade da equipe. Atualmente, conta com mais de 50 voluntários envolvidos em diferentes frentes de trabalho.
Entretenimento
Aulas de violão movimentam turma da terceira idade
Projeto iniciado neste ano reúne 10 idosos em encontros semanais de música e aprendizado
As aulas de violão voltadas à terceira idade seguem movimentando os participantes em Balneário Arroio do Silva. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura e que tem o acompanhamento do Departamento de Desenvolvimento Social, iniciou neste ano e reúne 10 idosos em encontros semanais.
Com as aulas ministradas pelo profissional Jorge Fidélis, a turma vem avançando no aprendizado do instrumento e se preparando para um momento especial: uma apresentação que será realizada no fim do ano.
Além do aprendizado, a atividade proporciona momentos de convivência e integração, incentivando os participantes a desenvolver novas habilidades e também a realizar o sonho de aprender a tocar violão.
Entretenimento
Siderópolis lança roteiro que conecta história, cultura, natureza e gastronomia
Siderópolis deu um novo passo na valorização do turismo local com o lançamento oficial do City Tour “Nova Belluno – As Origens”, do roteiro “Nova Belluno – Águas, montanhas e histórias” e do Passaporte de Memórias. As iniciativas foram apresentadas na noite dessa quarta-feira, dia 30, no restaurante Somariva, em Rio Jordão, e passam a integrar uma proposta que busca transformar a história, a cultura, a natureza, a gastronomia e os empreendimentos do município em experiências para moradores e visitantes.
Na prática, os visitantes poderão conhecer diferentes pontos de Siderópolis por meio de roteiros que contam a história da formação do município, apresentam suas belezas naturais, patrimônio, cultura e gastronomia. O Passaporte de Memórias acompanha essa experiência, permitindo que cada visitante registre os locais conhecidos e leve consigo uma lembrança da passagem por Siderópolis.
“É um momento muito importante para o turismo de Siderópolis. Apresentamos uma nova percepção sobre aquilo que o nosso município possui e que nenhuma outra cidade pode reproduzir: a sua própria história. O turismo acontece quando conseguimos transformar tudo isso em experiências, e é exatamente isso que estamos propondo”, pontuou a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Siderópolis, Ana Paula Svaisser.
City Tour “Nova Belluno – As Origens”
O City Tour é uma experiência voltada à história e a formação de Siderópolis, resgatando a identidade de Nova Belluno e os lugares que ajudam a contar essa trajetória. O percurso foi pensado para levar os visitantes aos locais que fazem parte das origens do município, apresentando memórias preservadas nas ruas, edificações, monumentos e nas histórias das pessoas que ajudaram a construir Siderópolis.
“Nova Belluno – Águas, montanhas e histórias”
O roteiro reúne diferentes elementos que fazem parte da identidade de Siderópolis, conectando natureza, patrimônio, cultura, gastronomia, empreendimentos e histórias do município. A proposta é apresentar ao visitante diferentes possibilidades de conhecer e vivenciar Siderópolis, valorizando tanto os atrativos naturais quanto as iniciativas e pessoas que movimentam o turismo local.
Passaporte de Memórias
O Passaporte de Memórias foi criado para tornar o visitante parte da experiência. A proposta é incentivar a descoberta dos diferentes locais que integram os roteiros, permitindo registrar as passagens e guardar consigo as memórias construídas durante a visita.
Durante o lançamento, a sideropolitana Selita Cesa entrou trazendo simbolicamente os primeiros exemplares do passaporte. Os materiais foram entregues às autoridades e representantes de entidades. A VB Cachaçaria e Destilaria também participou do momento, representando uma família que contribuiu para a construção e preservação da história de Siderópolis.
“Quando falamos em turismo, falamos também sobre reconhecer aquilo que temos e encontrar maneiras de compartilhar isso com outras pessoas. Siderópolis une história, cultura, natureza, gastronomia, produção local e empreendimentos que fazem parte da identidade do município. Esses elementos, juntos, criam experiências que podem ser vivenciadas e compartilhadas por quem visita a nossa cidade”, disse o assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabrício Nunes.
Turismo como experiência
O representante do Parque Aguaí, Vitor Furlan Ferreira, destacou que a experiência turística começa antes mesmo da chegada do visitante ao atrativo e permanece depois da visita. “Muitas vezes, quando pensamos em turismo, pensamos primeiro no lugar que a pessoa veio conhecer. No parque, no atrativo, em uma paisagem ou em um ponto histórico. Mas a experiência dessa pessoa começa muito antes e continua muito depois da visita”, destacou.
“Este é um momento muito importante para Siderópolis, porque estamos transformando a nossa história, a nossa cultura e as nossas belezas naturais em experiências que podem ser vivenciadas por moradores e visitantes. Os roteiros valorizam as nossas origens e também fortalecem o turismo, movimentando os empreendimentos e toda a economia do município”, destacou o prefeito, Franqui Salvaro.
Para o vice-prefeito, Rafael Gustavo Frello, o lançamento representa um momento importante para fortalecer a identidade turística de Siderópolis e apresentar ao público aquilo que o município tem de próprio. “O lançamento desses roteiros mostra que estamos olhando para tudo isso com uma nova perspectiva, criando oportunidades que os moradores e visitantes conheçam, vivenciem e valorizem ainda mais o nosso município”, concluiu.
Roteiro:
SEXTA-FEIRA | DIA 01
14h00 | CHEGADA A SIDERÓPOLIS
Recepção, acolhimento do grupo e apresentação da experiência.
14h30 | CENTRO HISTÓRICO
Centro de Siderópolis • Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida • Santuário Mãe Peregrina • Piazza Nova Belluno • Monumento ao Imigrante
15h30 | CESA CAFÉ
Delícias da região, café moído na hora e gelato produzido artesanalmente pela casa.
17h30 | HOTEL RIO JORDÃO
Chegada ao hotel, acomodação e tempo livre antes da programação da noite.
19h30 | JANTAR DE BOAS-VINDAS
Jantar no Hotel Rio Jordão, valorizando a gastronomia e a identidade local, com apresentação de grupos culturais e música.
SÁBADO | DIA 02
07h00 às 08h30 | CAFÉ DA MANHÃ
Café da manhã no Hotel Rio Jordão e preparação para um dia de experiências.
09h00 | FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Contato com produtores e produtos locais, artesanais e coloniais, agricultura familiar e gastronomia regional.
09h30 | MONUMENTO AO GEMELAGGIO JORDÃO
Uma parada que preserva e valoriza os laços históricos e culturais de Siderópolis.
09h50 | INSTITUTO FELINOS DO AGUAÍ
Refúgio ecológico, Museu do Montanhista e contemplação das encostas da Serra Geral, onde se inicia o Caminho dos Tropeiros.
11h15 | MIRANTES & PAISAGENS
Uma experiência de contemplação entre paisagens, histórias e alguns dos cenários mais marcantes de Siderópolis.
12h00 | PARQUE AGUAÍ
Almoço italiano em meio à natureza, com atividades de Pedalinho • Tirolesa • Passeio de gôndola • Trilhas • Museu do Colono.
Atividade conforme disponibilidade.
15h00 | CANARIN RAÍZES ARTESANATO
Uma experiência com técnicas e expressões artesanais que mantêm viva a identidade cultural de Siderópolis.
16h00 | VB CACHAÇARIA E DESTILARIA
Uma vivência para descobrir mais sobre a produção local. Degustação • Drinks • Produtos coloniais
17h00 | RETORNO AO HOTEL
Tempo para descanso e programação livre.
20h00 | REST. FORNO DI ZOLDO
Jantar com valorização dos sabores e da gastronomia de Siderópolis.
22h30 | RETORNO AO HOTEL
Encerramento das atividades do segundo dia e pernoite em Siderópolis.
DOMINGO | DIA 03
07h00 às 08h30 | CAFÉ DA MANHÃ
Café da manhã no Hotel Rio Jordão.
09h30 | CHECK-OUT
Saída das acomodações e preparação para as últimas experiências do roteiro.
10h00 | FAZENDA SÃO LOURENÇO
Uma vivência de turismo rural para experimentar de perto a rotina da fazenda.
Tirar leite da vaca • Visitar a fazendinha • Contato com os animais • Alimentação dos animais • Produção e modo de vida no campo
11h30 | FAMÍLIA MAZZORANA E EMBUTIDOS MAZZORANA
Descubra como é produzida a farinha de milho e conheça preparos tradicionais, além dos produtos coloniais da família.
12h30 | ALMOÇO DE ENCERRAMENTO
Almoço com comida típica italiana e churrasco para celebrar os últimos momentos do roteiro em Siderópolis.
14h30 | ENCERRAMENTO DO ROTEIRO
Fim oficial da experiência e retorno dos visitantes.
Entretenimento
Com fila em formação, Grande Rio Maina recebe a 5ª edição do Bazar Beneficente Aliança
O Centro Comunitário do Bairro Vila Isabel, na Grande Rio Maina, já está com os itens organizados para a realização da 5ª edição do Bazar Beneficente Aliança, que acontecerá neste sábado e domingo (26 e 27/09). O evento é uma iniciativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que envolve quase 100 voluntários, e terá mais de 7 mil itens, entre eletrodomésticos, objetos de decoração, móveis, brinquedos, além de roupas e calçados, em bom estado e com preços acessíveis.
O atendimento será das 8h às 17h, no sábado, sem fechar ao meio-dia, e no domingo, das 9h às 12h, com distribuição de senhas para organização da recepção de quem for até o local. Ainda na tarde desta sexta-feira, os primeiros interessados começaram a formar filas.
Essa será a quarta edição do Bazar Beneficente Aliança realizada no Centro Comunitário do Bairro Vila Isabel. A primeira foi realizada ainda no Balneário Rincão. Conforme o coordenador do Bazar, Moisés Costa, o valor arrecadado será destinado a ações filantrópicas e a atendimentos nas áreas social, educacional e médico-hospitalar, em colaboração com as iniciativas da Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã. “O evento é uma oportunidade de contribuir para um futuro melhor e, ao mesmo tempo, aproveitar os produtos disponíveis por um bom preço. É o caso das louças esmaltadas, que são novas e estarão disponíveis em grande variedade”, comenta Moisés.
Casa da União
A Casa da União Estrela da Manhã é uma entidade que atua em diferentes regiões de Santa Catarina. Entre as ações desenvolvidas estão a doação de cestas básicas e medicamentos, auxílio na área da educação, visitas a asilos e orfanatos e orientação psicológica a mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo a entidade, mais de 9 mil pessoas são atendidas pelas iniciativas.
“Todos os membros desta Casa são voluntários e, por meio destas diferentes ações, exercitam a máxima de fazer o bem sem olhar a quem”, afirma a presidente da Casa da União Estrela da Manhã, Rosemari de Oliveira Duarte.
Com mais de 700 associados em Santa Catarina, a Casa da União Estrela da Manhã foi fundada em 2003, em Florianópolis. Em 2009, passou a reunir também associados da região de Tijucas e, em 2017, ampliou a atuação para as regiões de Criciúma, Joaçaba, São Joaquim, Imaruí e Massaranduba, expandindo sua presença no estado.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades















