Conecte-se conosco

Geral

Siderópolis inicia período de matrículas para o ano letivo de 2026; prazo final é 7 de novembro

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Siderópolis deu início, nesta semana, ao período de matrículas para a Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O prazo é válido para a Educação Infantil, Educação Básica e a modalidade de Jovens e Adultos (EJA), e se estende até a próxima sexta-feira, 7 de novembro.

Quem não realizar a matrícula neste período terá uma nova oportunidade no final de janeiro de 2026, nos dias 28, 29 e 30.


Horários e Locais de Atendimento

As escolas estão realizando o atendimento de segunda a sexta-feira. É necessário consultar o edital no site da Prefeitura para verificar a lista completa de documentos exigidos para a matrícula.

Unidade de EnsinoHorário de Atendimento
Escolas Jorge Bif, Aurora Peterle, Miguel Lazzarin, Prof. Sara Bom Moretti, Dep. Sílvio Ferraro e CEI Pequeno Príncipe8h30 às 11h30 e 13h às 16h30
Colégio de Educação Municipal (CEM)18h30 às 21h30 (Período Noturno)

Matrículas para a Colônia de Férias

A Secretaria também publicou o edital para a Colônia de Férias de 2026, voltada para crianças de zero a três anos. O serviço funcionará de 7 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026.

As matrículas para a Colônia de Férias serão realizadas nos dias 17, 18, 19 e 24 de novembro, das 8h às 11h e das 13h às 16h, nas unidades:

  • Centro de Educação Infantil Olírio Cesa.
  • Creche Municipal Rosália Pierini Salvaro.
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo de Criciúma apresenta projeto Cidade do Autista

Publicado

em

Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento educacional de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo de Criciúma apresentou, nesta terça-feira (4), o projeto arquitetônico da Cidade do Autista. A estrutura será implementada no terreno do antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, ocupando uma área total de 7.417,50 metros quadrados. O evento integrou a extensa programação para celebrar a data que marca o centenário de emancipação político-administrativa do município.

O ato também contou com a assinatura da autorização para o início do processo licitatório para contratação de empresa especializada responsável pela execução da obra. Além disso, foram homenageados com medalhas exclusivas do centenário os ex-presidentes do Alvorada Clube ou seus representantes, bem como outras personalidades que compõem a história do município.

“A Cidade do Autista é uma obra projetada para as crianças atípicas, visando oferecer um espaço de estimulação, mas, sobretudo, de acolhimento, compreensão e respeito. Cada detalhe está sendo pensado para garantir que esse público tenha a oportunidade de desenvolver suas potencialidades integralmente. Esse é um compromisso que vai muito além da gestão, é um compromisso com o futuro de Criciúma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Inicialmente, a Cidade do Autista atenderá crianças de até 12 anos de idade com diagnóstico de TEA, matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será ofertado no contraturno escolar, contemplando ações integradas de apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiológico, bem como atividades voltadas ao desenvolvimento psicomotor e socioemocional dos estudantes. Atualmente, a rede municipal possui 815 crianças com espectro autista, distribuídas em 62 instituições de ensino.

A secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, destacou que o projeto da Cidade do Autista reforça o compromisso com o cuidado e a inclusão de estudantes com TEA na rede pública. “Esse espaço foi pensado para garantir que cada criança tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver de acordo com suas potencialidades. É um projeto que une educação, acolhimento e afeto. A inclusão é um trabalho que se constrói todos os dias, e essa iniciativa será um símbolo dessa caminhada”, afirmou Geovana.

Além do atendimento educacional especializado, a iniciativa contemplará o acolhimento e orientação destinado às chamadas famílias atípicas, promovendo ações de capacitação e apoio emocional, assim como espaços para a formação de profissionais da rede municipal. O espaço também abrigará serviços da área de saúde, fortalecendo o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo de pacientes neurodivergentes. A proposta é concentrar, futuramente, uma equipe multiprofissional exclusiva para o atendimento de pessoas com TEA.

Para o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o objetivo é oferecer, em um único local, um cuidado humanizado e integral às crianças com TEA. “A iniciativa vai permitir que o cuidado com as crianças com espectro autista seja feito de forma integral, com acompanhamento contínuo e especializado. Teremos um espaço preparado para oferecer o processo de reabilitação, com profissionais de diferentes áreas atuando em conjunto. É um investimento em saúde pública, mas também em qualidade de vida e inclusão”, completou o secretário.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico prevê uma estrutura ampla e moderna, com 2.087,93 metros quadrados, dividida em três pavimentos, com ambientes voltados ao atendimento educacional, terapêutico e familiar. O subsolo será destinado a ambientes de estimulação corporal e funcional, com espaço de psicomotricidade, brinquedoteca terapêutica, sala de terapia ocupacional e de fisioterapia, planejadas para favorecer o desenvolvimento motor, a integração sensorial e a autonomia nas atividades da vida diária. Contará também com cozinha e refeitório acessível, estruturados para o trabalho de hábitos alimentares e a seletividade alimentar.

No térreo, estarão a recepção, secretaria, salas de direção e coordenação pedagógica, salas de atendimento educacional especializado, consultório médico, atendimento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico, atendimento nutricional e social. Os ambientes serão organizados de forma integrada, permitindo ações interdisciplinares centradas no perfil e nas necessidades individuais de cada criança.

O pavimento superior abrigará o auditório multifuncional, com capacidade para 225 pessoas, destinado a formações, oficinas e encontros familiares, além das salas de arteterapia, musicoterapia, treinamento e orientação familiar, sala sensorial e sala de descompressão.

O projeto inclui ainda uma série de espaços externos planejados para atividades terapêuticas, esportivas e de lazer. Entre eles, estão o Jardim Sensorial e a Mini Cidade; uma quadra esportiva; uma piscina coberta e vestiários; rampa com arquibancada; e um estábulo. Esses ambientes serão utilizados em atividades como equoterapia, natação terapêutica, jogos, esportes adaptados e oficinas de socialização, fortalecendo o vínculo entre aprendizado, movimento e inclusão.

Referências para a elaboração do projeto

O projeto será executado de acordo com as demandas do município, inspirando-se no modelo de atendimento de duas instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, de Balneário Camboriú, e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de Itapema. Também serviram como modelo o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas (RS) e o Centro de Ensino Estruturado para o Tratamento do Espectro Autista de Curitiba (PR).

Continue Lendo

Geral

Acic participa de apresentação do cronograma de obras no aeroporto de Jaguaruna

Publicado

em

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, participou nessa segunda-feira, 3, da reunião promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, para a apresentação de obras previstas para o Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna.

Realizado na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o encontro reuniu lideranças empresariais e políticas da região Sul para a apresentação do cronograma de ações e investimentos previstos na parceria público-privada que marca a nova fase de concessão do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

“Defendemos o fortalecimento do aeroporto há muito tempo, junto com a Acit e outras associações empresariais da nossa região, e temos visto progressos. Estamos hoje com 12 voos semanais, algo que não imaginávamos há um ano. Nas últimas semanas tive oportunidade de viajar por Jaguaruna e o que vimos são voos cheios, abrindo a possibilidade de se deslocar para diferentes pontos do país”, enalteceu Hobold.

Durante a reunião, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, apresentou detalhes sobre a transição para a nova concessionária e reforçou o papel do Estado como fiscalizador do contrato.

“Esse encontro teve o objetivo de mostrar como a transição está acontecendo. É importante que todos entendam que, a partir de janeiro, as tratativas sobre o aeroporto terão que ser com a concessionária. O Estado passa a ser um agente fiscalizador, porque temos um contrato e vamos exigir que seja cumprido. As obras estão previstas dentro de um cronograma que está estabelecido em contrato”, salienta o secretário.

Obras estruturais a partir de 2027

O Consórcio Regional Sul Airport, vencedor da licitação, apresentou o cronograma de ações que prevê investimentos ambientais a partir de 2026 e obras estruturais no terminal de passageiros em 2027.

“Da mesma forma que a sociedade espera pelos avanços com relação ao aeroporto, esta gestão também anseia por resultados para todos, desde as empresas envolvidas até a comunidade. Sabemos do grande potencial e trabalharemos para atender as expectativas”, afirma Eglon Buraseska, CEO do consórcio.

Diante da previsão, o presidente Franke Hobold evidenciou a necessidade de ações imediatas para aprimorar o atendimento aos usuários. “Pelo cronograma, vimos que a previsão de obras no terminal de passageiros é para 2027, podendo operar a partir do ano seguinte. Uma das propostas que apresentamos para a concessionária foi a adoção de medidas paliativas na melhoria dos serviços em um prazo mais curto”, reitera.

Avaliação

O presidente da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa, evidenciou a importância do diálogo e da articulação regional em torno do tema. “Este encontro foi muito importante para trazer esclarecimentos à sociedade, que tem tantas expectativas com o desenvolvimento a partir do aeroporto. Esta é uma causa de anos que envolve as associações empresariais do Sul e que, sabemos, trará grande impacto no desenvolvimento de toda a região”, avalia.

“Saímos do encontro esperando os próximos passos e os encaminhamentos que o consórcio fará dentro do que está proposto. Seguiremos acompanhando o processo, como tem sido até aqui”, completa o vice-presidente regional Sul da Facisc, Pedro Kuesnicow.

Continue Lendo

Geral

Criciúma celebra 100 anos com status de polo regional, recorde em empreendedorismo e Capital dos Parques Urbanos

Publicado

em

Criciúma celebra nesta terça-feira (4) 100 anos de emancipação político-administrativa. A data marca um século de trabalho e reinvenção para o município que transformou o carvão na base do seu desenvolvimento e, hoje, é referência no Sul de Santa Catarina em comércio, indústria e serviços.

Maior cidade entre Porto Alegre e Florianópolis, Criciúma chega ao centenário com a missão de ser um modelo de desenvolvimento, inovação e qualidade de vida.


Da Vila Agrícola ao Centro Econômico

Fundada por imigrantes italianos, a história da cidade mudou drasticamente com a descoberta do carvão mineral, que lhe conferiu o título de Capital Brasileira do Carvão Mineral. O setor carbonífero abriu caminho para o crescimento de outros ramos produtivos que hoje a consolidam como um dos principais polos industriais do país (cerâmico, plástico e têxtil).

O prefeito Vagner Espindola destacou a resiliência do povo criciumense:

“Criciúma é fruto do trabalho e da coragem de um povo que nunca desistiu de crescer. Celebrar 100 anos é olhar para o passado com gratidão e para o futuro com esperança. Somos uma cidade que aprendeu a se reinventar”, afirmou.

Criciúma em Números de Destaque

A cidade celebra o centenário com conquistas notáveis em diversas áreas:

  • Empreendedorismo e Economia:
    • Cidade mais rápida para abrir empresa no Sul do Brasil (2h12 min).
    • Cidade mais empreendedora de Santa Catarina (2024).
    • Mais de 34 mil empresas ativas e 80 mil postos de trabalho.
  • Urbanismo e Lazer:
    • Capital Catarinense dos Parques Urbanos (título concedido pela ALESC), com espaços como o Parque das Nações e o novo Parque Catarina Ghisi Serafim.
  • Turismo:
    • Possui a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina (Mina Octávio Fontana).
    • Abriga o Parque Astronômico e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, com vista 360º.
  • Transparência:
    • Eleita a cidade mais transparente de Santa Catarina e a 9ª do Brasil (CGU).
  • Saúde e Educação:
    • Referência com quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
    • Projeta a inovadora Cidade do Autista e destaca-se em competições internacionais de alunos em Robótica e Matemática.

A cidade segue investindo em infraestrutura e mobilidade, como o Binário III, para garantir um fluxo urbano moderno, reforçando sua trajetória em direção a um futuro sustentável e inovador.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos