Conecte-se conosco

Sem Categoria

Startup de Criciúma recebe investimento pré-seed de empresa de Curitiba

Publicado

em

Em um movimento estratégico para catalisar seu crescimento e explorar novas fronteiras tecnológicas, a Autoconf, com seis anos de expertise no mercado, anunciou seu investimento na Lifty Solutions, uma promissora startup sediada em Criciúma, Santa Catarina. Especializada em inteligência artificial (IA), a Lifty Solutions tem despertado o interesse do mercado pela sua abordagem inovadora e soluções disruptivas.

Com esse investimento pré-seed, a Autoconf não apenas fortalece sua presença no ecossistema de startups, mas também abre portas para colaborações estratégicas e o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias. Essa parceria promete não só impulsionar a Lifty Solutions rumo ao sucesso, mas também gerar impactos significativos no cenário da IA e da inovação tecnológica em todo o país.

Para Victor Hugo Vieira Dimer, Fundador e CEO da Startup, o investimento pré-seed, da Autoconf na Lifty Solutions, é um exemplo de como empresas estabelecidas podem apoiar e impulsionar startups promissoras. Com a sinergia entre suas áreas de atuação, essas duas empresas estão preparadas para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado, criando soluções inteligentes e impactantes. “Que essa colaboração inspire outras parcerias estratégicas e continue a fomentar o ecossistema empreendedor na região de Criciúma e Santa Catarina”, enfatiza. Dimer.

Quem é a Lifty Solutions, Startup de Criciúma?


A Lifty Solutions, fundada em 2022, é um startup que oferece uma plataforma SaaS (Software as a Service) inovadora. Seu principal produto é uma Plataforma Omni-Channel para Atendimento de Clientes, como Chatbots Inteligentes onde permite que empresas criem chatbots personalizados para diferentes ramos de atendimento. Esses chatbots são pré-treinados e podem ser configurados em minutos.

Além disso a Lifty a plataforma oferece recursos para atendimento manual, onde os atendentes podem monitorar conversas em tempo real, cadastrar múltiplos atendentes, por filas de atendimento e extrair relatórios gerenciais. Apesar de ser uma solução de comunicação para vários setores a a Lifty Solutions se destaca na área da saúde e revenda de veículos em árias partes do Brasil.

Estabelecida em Curtitiba, a a Autoconf faz um investimento estratégico no startup de Criciúma. Sua expertise é oferecer soluções de gestão online para lojas de carros. O investimento pré-seed é uma aposta no futuro do startup, visando acelerar seu crescimento e expandir sua presença no mercado. Embora o valor exato do investimento não tenha sido divulgado, a Autoconf demonstrou confiança na visão e na equipe da Lifty Solutions. Essa parceria promete fortalecer ainda mais a inovação tecnológica e o atendimento ao cliente no cenário brasileiro.

Sem Categoria

Em Criciúma, 62% das internas trabalham e se qualificam para um futuro fora do cárcere 

Publicado

em

Recomeçar exige mais do que liberdade, exige oportunidades. Ao acreditar nesse princípio, a Penitenciária Feminina de Criciúma, no sul de Santa Catarina, se tornou referência em reintegração social no sistema prisional. Hoje, a unidade abriga 355 mulheres, das quais 220 participam de atividades laborais — um índice expressivo, que representa 62% das internas e segue em crescimento. 

Dentro dos muros da penitenciária existe mais do que vigilância. Existe também produção, capacitação e transformação. Em espaços como a panificadora, por exemplo, massas, pães e salgados são preparados diariamente e abastecem uma rede de supermercados da região. Na confecção, roupas ganham forma pelas mãos de mulheres que, em muitos casos, registram sua primeira experiência profissional. É uma rotina que ensina ofício, mas, acima de tudo, resgata autoestima e abre horizontes. 

Para a diretora da unidade, Virginia Gabriela Gonzales, os impactos do trabalho vão muito além da ocupação do tempo. “É possível verificar o resgate da autonomia de parte da vida financeira das reeducandas e, através dessa autonomia, o resgate familiar. No campo individual, muitas apenadas tiveram a primeira oportunidade de trabalho através dos convênios firmados entre Estado e empresas privadas. A autoestima é impactada de forma direta, pois os conceitos da relação de trabalho estão presentes nas atividades laborais do dia a dia, como obediência a hierarquia, metas, asseio, assiduidade, senso de responsabilidade, controle de qualidade e capacitação”, explica. 

O trabalho, além de qualificar, proporciona renda — e, em alguns casos, gera contratos formais. “Temos histórias marcantes, como a de uma apenada que passou por convênios internos e externos, chegou a ser contratada formalmente e mudou de cidade para recomeçar. Infelizmente, voltou à unidade por conta de um processo antigo, mas sua trajetória mostra como o trabalho pode ser um ponto de virada”, compartilha a diretora. 

A juíza Débora Driwin Rieger, titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma, reforça o papel do TJSC nesse contexto. “O Judiciário catarinense tem exercido um papel decisivo na promoção de uma justiça penal mais humanizada e eficiente. Em especial no que se refere à execução penal, temos atuado não apenas como garantidores do cumprimento da pena, mas como agentes de transformação social. A aproximação com a realidade carcerária e o incentivo a projetos de ressocialização têm sido fundamentais”, afirma. 

Para a magistrada, experiências como a de Criciúma mostram que o sistema prisional pode ir além da punição. “Quando ofertamos oportunidades concretas de trabalho, estudo e capacitação profissional às mulheres privadas de liberdade, reafirmamos o caráter ressocializador da pena, previsto na Constituição Federal e na Lei de Execução Penal. É essa mudança que quebra ciclos de violência e possibilita a construção de novos projetos de vida”, enfatiza. 

Ao saírem da unidade com uma profissão — e, em muitos casos, com emprego garantido —, essas mulheres enfrentam menos barreiras no mercado de trabalho. O caminho da reintegração é longo, mas cada uniforme costurado, cada pão assado e cada aula concluída tornam esse percurso ainda mais possível. Amanhã, acompanhe o trabalho de ressocialização na Penitenciária de Curitibanos, onde 83% dos reeducandos desempenham atividades laborais — uma referência nacional. 

Continue Lendo

Sem Categoria

Alunos da rede municipal de Balneário Arroio do Silva recebem uniformes

Publicado

em

O friozinho está chegando e, com ele, a preparação para se manter mais aquecido. Como reforço, promovendo a padronização e também o conforto dos alunos, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação de Balneário Arroio do Silva está realizando a entrega do novo kit de uniforme para todos os estudantes das escolas e centros de educação infantil da rede municipal.

O kit completo conta com sete peças: moletom, jaqueta, duas camisetas manga curta, camiseta manga longa, calça e uma bermuda para os meninos e shorts/saia para as meninas. Além de completo, neste ano os uniformes ganham um novo visual e as camisetas de cor branca dão espaço para as novas de cor amarela. “A gente viu a necessidade de um uniforme um pouco mais quente, então, neste ano o kit conta com um moletom. Além disso, ouvimos as mães e trocamos a cor da camiseta: era branca e agora passa a ser amarela”, informa a secretária de educação, Dayane Leonardeli. As peças recebem também detalhes especiais que foram desenhados voluntariamente pela estilista Willa Pires.

As entregas dos uniformes iniciaram nesta semana nas escolas e já tem sido aprovado pelos pais. “Eu fiquei maravilhada com as cores das camisetas, o moletom então foi a peça chave. Nós mães sabemos o que é inverno então eles serão muito usados”, registrou Déia Ellyon.

O uniforme é de uso obrigatório nas escolas da rede municipal e é uma maneira de padronizar e identificar os estudantes, mantendo a segurança dos mesmos. Além dos estudantes, os funcionários da educação também receberão uniforme.

Continue Lendo

Sem Categoria

Semana do MEI 2025 começa com palestra sobre marca pessoal em Criciúma

Publicado

em

Teve início nesta segunda-feira (26) a Semana do MEI 2025, promovida pela Prefeitura de Criciúma por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. A abertura do evento ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, com a palestra “Construa Sua Marca Pessoal”, conduzida pela consultora de marketing e estratégia Valdirene Teixeira.

O encontro reuniu microempreendedores, contadores e profissionais interessados em aprimorar sua imagem no mercado. A palestrante abordou temas como posicionamento, identidade e diferenciação, destacando a importância de gerar valor com autenticidade.

Apoio ao pequeno empreendedor impulsiona economia local

O prefeito Vagner Espindola destacou o crescimento econômico da cidade e o papel dos pequenos negócios nesse processo.

“Criciúma vive um momento de crescimento expressivo. Já são mais de três mil empresas abertas somente em 2025, e a maioria é formada por pequenos negócios. Fortalecer esse setor é investir no futuro da cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, a Casa do Empreendedor tem sido fundamental no apoio a quem deseja abrir ou fortalecer um negócio.

“Eventos como este ampliam o acesso à informação e qualificação, fortalecendo o empreendedorismo local”, disse.

O diretor de Empreendedorismo da Prefeitura, Marlon Furukawa de Araújo, ressaltou que Criciúma está próxima de atingir a marca de 18 mil MEIs ativos.

“Começamos a programação com uma palestra sobre marca pessoal porque empreender é, acima de tudo, gerar valor com identidade”, comentou.

Atendimentos e inscrições seguem até sexta-feira

Durante a Semana do MEI, os interessados podem participar de consultorias individuais com contadores, voltadas à abertura de empresas, emissão de nota fiscal e regularização cadastral. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h, na Casa do Empreendedor, até sexta-feira (30).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/3Hiq0EZ ou pelo WhatsApp (48) 99951-2785.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos