Conecte-se conosco

Geral

Unesc entrega certificados para primeira turma da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá

Publicado

em

Após seis meses de muito aprendizado, os concluintes da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá receberam os certificados. A iniciativa, em parceria com a União das Associações de Moradores de Araranguá (Uama), tem como objetivo capacitar líderes de bairros com temas pertinentes à comunidade.

Ao todo, 22 pessoas receberam o certificado em evento repleto de sorrisos, alegrias e abraços, realizado na unidade da Unesc de Araranguá. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que o projeto já está na segunda edição em Criciúma, e também está presente nas cidades de Içara e Araranguá, com a conclusão da primeira turma. 

“O curso surge como uma iniciativa da nossa Universidade para formar pessoas com um entendimento profundo das necessidades e demandas das comunidades, capacitando-as a mediar esses processos de forma eficaz. O objetivo é formar líderes comunitários que possuam todas as habilidades necessárias para realizar essas intermediações com sucesso”, descreveu.

Ela ainda cita que haverá outras turmas, pois este é um tema de grande importância, não apenas para aqueles que lidam diretamente com a sociedade, mas também para todos os cidadãos. “Toda pessoa precisa desse suporte e abordagem teórica, conceitual e prática para entender como buscar soluções para os problemas da sua comunidade”, citou Luciane, acrescentando que um dos objetivos de uma Universidade Comunitária é fomentar o desenvolvimento social e econômico por meio de lideranças conscientes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Orador da turma, Adir da Silva Silva, salientou que a troca de experiências ao longo do curso foi extremamente enriquecedora. “Gostaria de expressar minha gratidão a todos por compartilharem tanto conhecimento durante este período. Agradeço profundamente a Unesc por proporcionar essa oportunidade não apenas a mim, mas a tantas outras pessoas. Tenho acompanhado a Unesc há muito tempo e já tive a oportunidade de trabalhar nesta Instituição. Sou grato por estarmos vivenciando este momento juntos”, frisou.

O presidente da Uama, Eduardo Chico Merêncio, falou da importância da Universidade para a comunidade. “É fundamental que o movimento comunitário participe desses momentos. Há muitos anos atrás, não tínhamos essa colaboração, mas hoje essa realidade mudou significativamente. A Unesc estabelece parcerias valiosas, atuando como uma comunidade unida que trabalha em conjunto para alcançar objetivos comuns”, disse.

Experiência

O concluinte e presidente da Associação do Bairro Sanga da Areia, Lédio Pedro da Rosa, enfatizou a importância do curso oferecido pela Unesc e a evolução que proporcionou aos participantes, bem como para ele. 

“Esse curso foi muito importante para nós, líderes comunitários. Tive experiência de liderança na comunidade há muitos anos e estamos sempre aprendendo. Um curso oferecido pela Unesc nos proporcionou um conhecimento aprofundado sobre o papel do líder comunitário. Aprendemos sobre ações comunitárias, como lidar com as pessoas e como falar em público, entre outras habilidades essenciais”, sublinhou.

“Acredito que o curso me fez crescer significativamente como líder comunitário e me deu a oportunidade de levar esse conhecimento de volta para a comunidade e compartilhar o que aprendemos. O curso superou as expectativas, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com a sociedade”, disse Rosa.

Conhecimentos relevantes

A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.

Além da entrega dos certificados aos concluintes, a reitora e os professores da Escola de Lideranças também foram homenageados durante o evento. 

Em seu discurso, o ex-presidente da Uama, e agora formado da Escola de Lideranças Comunitárias Unesc, Roberto Rabello Joaquim, também deixou o recado.

 “Nós temos imensa gratidão pela Unesc, que nos proporcionou um conhecimento tão importante. Estamos certos de que nossa experiência inspirou muitas outras pessoas a se inscreverem nas oportunidades que serão ainda oferecidas pela Instituição. Expressar gratidão é algo que muitas vezes negligenciamos em nosso cotidiano, mas é essencial. A palavra ‘gratidão’ deveria ser mais valorizada em nossas vidas e cultivada diariamente”, expressou.

Expansão

No mês passado, a Unesc deu início ao segundo ciclo da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma. Com mais de 90 inscritos, o programa começou na cidade em 2023 e se expandiu também para Içara e Araranguá.

Geral

Unesc oferta bolsas para profissionais em Residência Multiprofissional de Saúde

Publicado

em

Consolidar a trajetória profissional com foco na área de atuação, vivenciar a rotina de trabalho e, simultaneamente, adquirir qualificação e novas experiências. Essas são algumas das possibilidades oferecidas por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, que está com inscrições abertas para novos integrantes até 16 de outubro de 2024.

Os programas com editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, todos viabilizados pela Unesc, proponente do projeto. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que disponibiliza os locais para as atividades práticas.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e a nova turma terá início em março de 2025. Ao todo, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2024.

Os residentes recebem uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09. “A Residência Multiprofissional proporciona uma vivência prática intensa, que vai além da graduação, e prepara os profissionais para os desafios reais na área da saúde. Além de atuar diretamente no campo, o residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação e, ao concluir o Programa, obtém o título de especialista, e amplia as oportunidades no mundo do trabalho”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, professora Bruna Giassi Wessler.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa tem como objetivo contribuir para a consolidação do modelo assistencial preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar profissionais de saúde para desenvolverem atividades voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de ações que combinem abordagens coletivas e clínica individual. 

“Essas ações são fundamentadas nas diretrizes de integralidade e no modelo de vigilância à saúde do SUS, e promovem a atuação integrada entre diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço”, pontuou Bruna.

Programas de Residência:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Iniciada em 2010, homologada pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, qualifica profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

São oferecidas 9 vagas anuais para profissionais de sete áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 1 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Nutrição, 2 para Odontologia, 1 para Psicologia e 1 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 435/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Iniciada em 2012, homologada pela Portaria Conjunta nº 7 de 27 de novembro de 2012, visa integrar profissionais aos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com enfoque especial na Atenção Primária à Saúde (APS). 

São oferecidas 12 vagas anuais para profissionais de seis áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Fisioterapia, 2 para Nutrição, 2 para Psicologia e 2 para Educação Física (bacharelado).

Continue Lendo

Geral

Liberada consulta prévia para regularizar imóveis as margens do Rio Criciúma

Publicado

em

Proprietários de imóveis localizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da bacia do Rio Criciúma, consideradas Áreas Urbanas Consolidadas (AUCs), já podem realizar a consulta prévia para a regularização. Ao todo, donos de mais de 4.500 imóveis podem solicitar o habite-se da edificação, documento que atesta a regulamentação da propriedade, de acordo com as normas do município. A consulta está disponível de forma online, no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link: https://bit.ly/3N0ZdNe.

A Lei Ordinária Nº 8.644, de 12 de setembro de 2024, na qual estabelece diretrizes para o uso e ocupação das margens da bacia do Rio Criciúma em áreas urbanas consolidadas, foi sancionada na última segunda-feira (23), pelo prefeito em exercício, Ricardo Fabris. A nova legislação regulamenta APPs ao longo do rio e seus afluentes, visando a preservação ambiental e a gestão sustentável.

O diagnóstico socioambiental da bacia do rio Criciúma foi realizado por técnicos do Centro Tecnológico da Satc, coordenados pelas diretorias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano. Aproximadamente 1.500 pontos foram visitados, em uma área de 72,5 km lineares. O estudo identificou 6.734 edificações construídas em APPs na bacia do Rio Criciúma. Após a aprovação da lei municipal, 2.221 edificações permaneceram em APP. Os 4.513 imóveis que podem ser regularizados estão inseridos em uma área de 1.898 hectares, considerados APPs em AUCs.

Sobre as APPs

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são zonas legalmente protegidas, com o objetivo de preservar o solo e a vegetação nativa nas margens de cursos d’água, encostas e outras áreas sensíveis. Essas áreas são essenciais para garantir o equilíbrio ambiental e a segurança urbana, proibindo construções, plantações ou atividades econômicas que possam prejudicar esses ecossistemas, mesmo quando voltadas para projetos de urbanização e desenvolvimento urbano.

Continue Lendo

Geral

Unidade do Alto Rio Maina inicia atendimento em Siderópolis

Publicado

em

A Unidade de Saúde do Alto Rio Maina, em Siderópolis, entrou em funcionamento na manhã desta segunda-feira (30/09). O local, que fica ao lado da Escola Aurora Peterle, atenderá além dessa comunidade, a população de Santa Luzia, São Martinho e São Martinho Alto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, oferecendo serviços de atenção básica em saúde.

A população terá acesso a serviços como atendimento médico, farmácia básica, atendimento odontológico no período da tarde e atendimento pediátrico. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Tayna Consoni, o local também contará com sala de vacina, mas, neste momento, o serviço não será disponibilizado, pois a técnica responsável ainda está passando por treinamento. “A população que precisar de vacinação pode se dirigir a unidade de saúde mais próxima”, afirma Tayna.

A unidade atenderá também pelo telefone 3435-3910.

Continue Lendo

Mais vistos