Geral
Faixa de domínio da ferrovia vai virar Praça na área central de Morro da Fumaça

Com o objetivo de promover a requalificação do espaço em torno da Ferrovia Tereza Cristina, na região central de Morro da Fumaça, o Governo Municipal realizará nesta quarta-feira, 1º de novembro, a apresentação do projeto de revitalização de ruas do Centro da cidade.
“É um projeto que contempla diversas frentes de trabalho, a Administração Municipal almeja promover a reabilitação da área central, como também da pavimentação asfáltica da Rua Silvio Sartor que irá melhorar as condições de acesso e trafegabilidade. Trata-se de mudanças fundamentais para o desenvolvimento urbano integrado e otimização de espaços de uso comum”, detalha o secretário de infraestrutura, Natan Felipe.
Batizado de Parque Linear, a obra deve trazer mais qualidade de vida aos moradores, além de mais segurança aos usuários. “O cronograma prevê a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade universal para proporcionar a convivência social democrática e inclusiva. Com a consolidação deste projeto, a população irá desfrutar de uma espaço requalificado, com área de lazer, ciclofaixa, acessibilidade, algo pensado para dar uma nova cara ao Centro da cidade, mas sobretudo, mais bem-estar ao fumacense”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.
O projeto contempla a área urbana compreendida entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel, perímetro interligado pelas vias Avenida Celeste Recco, Avenida Inocente Pagnan, Rua Prefeito Virgínio Maccari, Rua XV de Novembro e Rua Ítalo Primo Naspolini.
“A Ferrovia Tereza Cristina é um importante meio para o escoamento da produção de carvão e se destaca como um cartão postal da cidade. Com essa iniciativa, buscamos a preservação da nossa história, sem deixar de observar as adequações que precisam ocorrer na cidade, pensando no desenvolvimento do município”, destaca o prefeito, Agenor Coral.
Aberto ao público, o evento de apresentação do projeto acontecerá no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), às 17 horas desta quarta-feira, e tem como objetivo compartilhar com a comunidade local, os aspectos relacionados à obra almejada.
O projeto a ser executado com os recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades) também deve viabilizar a pavimentação asfáltica da Rua Silvio Sartor, trecho localizado no Bairro de Costa até a junção com a Rodovia Estadual SC-445 (Rodovia Genésio Mazon). Destaca-se que a Rua Silvio Sartor se conecta com a região central, que será revitalizada por meio da Avenida Inocente Pagnan, que também está em fase de pavimentação asfáltica, com o objetivo de interligar ciclofaixas, adequando novas formas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro e eficiente ao Centro de Morro da Fumaça.
Principais intervenções almejadas para a consolidação do projeto:
- Pavimentação asfáltica na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Sinalização horizontal e vertical na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Implantação e/ou melhorias nas drenagens pluviais na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Criação de um parque linear no entorno da Ferrovia Tereza Cristina, com alargamento e adequação de passeios e criação de circuitos de caminhada com melhorias nas condições de acessibilidade, tanto na Rua Silvio Sartor como também nas demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Criação de um binário central viário;
- Criação de circuito cicloviário interligando a rua Silvio Sartor com a área central da cidade.
- Implantação de mobiliário urbano como bancos, mesas, decks, floreiras, pergolados, bicicletários, entre outros;
- Implantação de espaços de permanência cobertos e descobertos;
- Criação de vagas exclusivas para estacionamento de viaturas militares;
- Criação de espaços efêmeros para eventos como feiras, exposições, entre outros;
- Delimitações de vagas de estacionamento longitudinais na área central.

Geral
Superintendência de Trânsito atua no bairro Pinheirinho

O Governo Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito de Criciúma, continua comprometido com a melhoria do tráfego na Avenida Centenário, na região do Pinheirinho. O local tem sido constantemente analisado, com o objetivo de aplicar medidas que agilizem a circulação dos veículos. Após um estudo, foi identificado que alguns condutores realizavam uma prática perigosa de conversão à esquerda, que ocupa duas faixas e coloca em risco a segurança dos demais condutores. Em resposta a esse problema, foi implementada uma estratégia de bloqueio da via proibida e de sinalização com placas e agentes de trânsito no horário de pico, das 18h às 19h.
A iniciativa visa impedir a conversão à esquerda, que atravessa duas vias, colocando em risco a segurança dos outros motoristas que transitam pela Avenida Centenário, no Pinheirinho. “O principal objetivo dessa ação é a mobilidade urbana. Inclusive, tivemos uma reunião com a comunidade do Pinheirinho e todos eles aprovaram o fechamento da rua. Colocamos placas de sinalização no local e direcionamos o trânsito com o suporte dos agentes de trânsito entre as 18h e as 19h e, devido a essa ação, o trânsito está fluindo bem”, ressalta o superintendente de trânsito de Criciúma, Sargento Edno Camelio Dutra.
A superintendência realizou um levantamento do fluxo de veículos na região e foi observado que aproximadamente 20 mil automóveis trafegam na região do Pinheirinho diariamente, sendo 7 mil em horário de pico. “Para fazer o entorno da Av. Centenário voltando para o Pinheirinho (ao lado do posto Barb), passam 3,5 mil veículos. No horário de pico, passam entre 700 e 800 veículos. Em direção à Forquilhinha, passam em torno de 4,5 mil veículos, sendo 2 mil em horário de pico. Por isso identificamos a necessidade de colocar o semáforo em funcionamento intermitente”, ressalta o sargento.

Geral
Semana do Sono 2025: ação de saúde e orientações serão realizadas neste sábado em Criciúma

Em alusão à Semana do Sono 2025, uma ação especial gratuita será realizada neste sábado (15), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. Profissionais da saúde estarão no local oferecendo orientações sobre a importância de uma boa noite de sono para a qualidade de vida, além de serviços gratuitos de checagem de saúde.
Serviços gratuitos disponíveis na ação
✔Orientação com médicos, enfermeiros e nutricionistas da Unimed Criciúma
✔Aferição de pressão arterial
✔Teste de glicemia
✔Dicas sobre alimentação e sono saudável
Especialistas estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre os impactos da má qualidade do sono, como isso pode afetar a saúde ao longo da vida e quais medidas podem ser adotadas para dormir melhor.
A importância do sono para a saúde
O sono desempenha um papel essencial na saúde física e mental. Durante o repouso noturno, ocorrem processos restauradores fundamentais, como:
✔Consolidação da memória
✔Eliminação de toxinas acumuladas no cérebro
✔Regulação hormonal e do apetite
✔Conservação de energia e recuperação muscular
“É fundamental que a população entenda que uma noite mal dormida pode prejudicar a saúde, tanto mental quanto física. A curto prazo, pode causar fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e até alterações de humor. A longo prazo, pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais e outras doenças” — explica o médico especialista em Medicina do Sono e diretor técnico hospitalar da Unimed Criciúma, Fábio de Barros Souza.
Sobre a Semana do Sono
A Semana do Sono é uma iniciativa da Associação Brasileira do Sono (ABSono) e ocorre anualmente em todo o país. Em 2025, a campanha acontece entre os dias 14 e 20 de março, com o tema “Faça da saúde do sono uma prioridade”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do sono para o bem-estar e oferecer informações qualificadas sobre o tema.
Serviço
Data: 15 de março (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça Nereu Ramos – Centro de Criciúma
Atendimento gratuito

Geral
Escola móvel do SENAI inicia atividades em Jaguaruna

A Prefeitura de Jaguaruna, em parceria com o SENAI, inaugurou nesta quarta-feira, 12/03, as atividades da Escola Móvel, com turmas lotadas. A estrutura, montada em uma área ao lado da Câmara de Vereadores, é composta por salas de aula e laboratórios, para os cursos de Eletricista Instalador Industrial e Soldador, este com formação em Eletrodo Revestido, MIG, MAG, TIG e Oxigás. O evento de inauguração reuniu estudantes, familiares, equipe técnica que ministrará os cursos e autoridades do município.
Nesta nova edição do projeto em Jaguaruna, a primeira foi realizada em 2023 também com sucesso de inscrições, o número de interessados superou o de vagas. A busca foi ainda maior por parte dos interessados no curso de solda, com vagas de trabalho e demanda por profissionais em toda a região. “Eu tenho certeza que quem não está empregado, entre os 50 que estão inscritos, sairá daqui empregado”, analisa Sandro Duarte, Secretário de Educação do município. Ele acrescenta que estes cursos foram pedidos atendendo a demandas setoriais, com base em necessidades reais do mercado.
O vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Fontana Boaventura, que esteve na solenidade representando o prefeito Laerte Silva, reforçou que o investimento do município tem foco no desenvolvimento econômico, focando diretamente na formação prática de profissionais e com retorno muito grande para a economia de Jaguaruna. “O aluno que sai do curso já está totalmente pronto para trabalhar. Esse é o nosso objetivo principal.”, destacou o vice-prefeito.
A Gerente Executiva no SESI/SENAI, Graziela da Silva Branco, destacou a oportunidade que o projeto da Escola Móvel proporciona às cidades que não têm uma unidade fixa, com a mesma qualidade, incluindo laboratórios para as aulas práticas, além de toda a estrutura disponibilizada para o ensino. Ela salientou ainda a grande adesão aos cursos, mostrando o interesse pela oportunidade que o município proporciona com essas formações.
Os cursos terão 160 horas aulas, com turmas nos turnos da tarde e noite, reunindo cerca de 80 alunos nos dois cursos. Alunos interessados em fazer um dos cursos no período vespertino, ainda podem procurar a prefeitura para realizar inscrições.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades