Conecte-se conosco

Geral

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

Publicado

em

O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, volta ao estado do Paraná e visita mais dez cidades, iniciando a rota no dia 21 de novembro em Águas Mornas, seguindo para Otacílio Costa dia 22, Lages no dia 23, Santa Cecília no dia 24, Gaspar no dia 27, Balneário Camboriú no dia 28, Imbituba no dia 29, e fechando o mês de novembro em Laguna, no dia 30. Em dezembro, a carreta segue para Criciúma no dia 1º e encerra no dia 4 em Maracajá. Neste mês, a carreta vai oferecer exames de PCR (teste rápido para detecção de câncer de próstata) e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.

Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, serão aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral. 

No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.

Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.   

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.

Serviço: Saúde na Estrada volta ao Paraná

Horário de atendimento: 10h às 17h.

Data: 21 de novembro

Local: Auto Posto Serramar Ltda

Rod Br 282 Sn Km 41 – Águas Mornas – SC

Data: 22 de novembro

Local: Irmãos Zambonato Ltda

Rod Sc 425 1369 Km 34 Cx Postal 3 – Otacílio Costa – SC

Data: 23 de novembro

Local: Posto Leo Ampessan Ltda

Rod Br 116 Sn Km 246 – Lages – SC

Data: 24 de novembro

Local: Cesca & Cia Ltda

Rod Br 116 Sn Km 129 – São Cristóvão do Sul – SC

Data: 27 de novembro

Local: Auto Posto Gaspar Ltda

Rod Ingo Hering 6237 – Gaspar – SC

Data: 28 de novembro

Local: Posto Irmão da Estrada

Rod Br 101 Sn Km 130 – Balneário Camboriú – SC

Data: 29 de novembro

Local: Auto Posto Baleia Franca Ltda

Rod Br 101 Sn Km 270 – Imbituba – SC

Data: 30 de novembro

Local: Distribuidora de Combustíveis Rosso Ltd

Rod Br 101 Sn Km 298 – Laguna – SC

Data: 1º de dezembro

Local: Auto Posto Rosso Ltda

Rod Br 101 Sn Km 392 – Criciúma – SC

Data: 4 de dezembro

Local: Auto Posto Brambila Ltda              

Rod Br 101 237 Km 403 – Maracajá – SC             

Geral

Museu ao ar Livre tem programação para a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, preparou uma programação especial para a 22º Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta terça-feira, dia 14, e segue até sábado, dia 18. Estão previstas oficinas de brinquedos com elementos naturais, aula interativa e visitas guiadas. O tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”, e conforme o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Durante toda a semana estão previstas visitas guiadas para grupos escolares, com vagas limitadas, sendo necessário o prévio agendamento. Na quarta, dia 15, haverá uma aula interativa com os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), às 19h. A ação envolve a metodologia da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, do acervo material e documental considerando aspectos da história da Educação da região.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, está prevista a realização de uma Ação Educativa intitulada “Sementes do amanhã: plantando futuros verdes”, junto a crianças entre 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de brinquedos utilizando elementos da natureza e ainda uma atividade de observação de pássaros com binóculos. “Será feito plantio de mudas, pintura com tintas naturais e ainda mais algumas surpresas”, afirma a colaboradora do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte.

Segundo ela, “Sementes do Amanhã” é resultado de um Projeto de Extensão que envolve o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido no curso de Pedagogia do Unibave. A oficina a ser realizada no espaço do Museu ao Ar Livre, busca conectar as crianças com a natureza por meio de atividades lúdicas e educativas.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, a proposta das Semana Nacionais de Museus é chamar a atenção para o setor museológico e movimentar os museus do Brasil. “É uma semana para incentivar os museus a propor ações diferentes e chamar a atenção do público sobre temas importantes”, destaca Valdirene.

*Sobre*

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Continue Lendo

Geral

Leilão de veículos da Prefeitura de Criciúma ocorre nesta terça-feira

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 9h15, o Leilão Público Eletrônico (online) para a venda de 106 veículos a combustão da frota municipal. Os interessados podem conferir o edital n° 01/PMC/2024 no site centralsuldeleiloes.com.br, por meio do link bit.ly/3UNNE0w.

Serão leiloados carros, máquinas pesadas e motocicletas, sendo que os valores (lances mínimos) variam de R$ 250 a R$ 42,5 mil. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar do leilão mediante cadastro prévio no site da Central Sul de Leilões. O valor arrematado pelos veículos deve ser pago à vista, em até 24 horas após o encerramento do pregão virtual, via depósito bancário em conta indicada.

Mais informações podem ser solicitadas no escritório da Central Sul de Leilões, localizado na Avenida Luiz Lazzarin, 2.300, no bairro Santo Antônio, através do telefone (48) 3437-6115, pelo e-mail [email protected] ou no site centralsuldeleiloes.com.br.

Continue Lendo

Geral

HSJosé realiza a sétima captação de múltiplos órgãos de 2024

Publicado

em

Os profissionais do Hospital São José de Criciúma realizaram na madrugada desse domingo a sétima captação de múltiplos órgãos do ano de 2024.

“O doador foi um homem de 54 anos, que sofreu um AVC isquêmico e teve a morte encefálica diagnosticada. A família decidiu doar os órgãos e ajudar outras pessoas que esperam por um órgão para ter uma nova vida”, afirma a enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do HSJosé, Jaqueline Martins.

A entrevista com a família para a doação foi realizada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Roseli Canella. A cirurgia de captação contou com a participação das médicas Thayla Bicheri e Camila Américo, bem como com a enfermeira Jaqueline Martins.

“A equipe da CHT agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo, todos os profissionais, incluindo os setores de UTI e Centro Cirúrgico. O apoio de todos é essencial em todo o processo”, finaliza Jaqueline.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com