Conecte-se conosco

Economia

Setor de serviços avança 2,3% em 2023, revela o IBGE

Publicado

em

Os serviços cresceram 2,3% em 2023 no terceiro ano seguido de expansão do setor. Em dezembro passado, o volume de serviços no Brasil avançou 0,3%, sendo o segundo resultado positivo consecutivo. O acumulado nos dois últimos meses do ano representou avanço de 1,2%, o que permitiu a recuperação de parte da perda de 2,1% anotada entre agosto e outubro.

Em relação a dezembro de 2022 os serviços apresentaram recuo de 2,0%, que é o mais intenso desde janeiro de 2021, quando houve queda de 5,0%. No acumulado dos últimos 12 meses, os serviços diminuíram o ritmo. Eles apresentaram recuo na magnitude de crescimento de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023. Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A série histórica mostrou que, com a alta de 0,3% de dezembro, o setor de serviços ficou 11,7% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da série em dezembro de 2022.

Para o IBGE, a última vez que o setor de serviços registrou crescimento por três anos consecutivos foi entre 2012 e 2014. Naquele momento, houve ganho de 11,3%. No triênio atual – de 2021 a 2023 – a evolução foi ainda mais expressiva: avanço de 22,9%. O IBGE informou, também, que o crescimento de 2,3% registrado em 2023 foi o menos intenso da sequência. Em 2021, a alta ficou em 10,9% e em 8,3% em 2022.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, em 2021 e 2022 houve a construção de uma base de comparação elevada, que pode ser explicada tanto pela retomada do setor após o período de isolamento da pandemia de covid-19, como, sobretudo, por conta dos ganhos extraordinários dos segmentos de serviços de tecnologia da informação e o do transporte de cargas.

“Dessa forma, apresentar expansão sobre dois anos que cresceram substancialmente é algo relevante”, informou o IBGE.

Atividades

Quatro das cinco atividades da Pesquisa Mensal de Serviços tiveram taxas positivas em 2023. A pesquisa apontou ainda que 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados tiveram crescimento. Os destaques ficaram por conta dos serviços de informação e comunicação (3,4%) e de profissionais, administrativos e complementares (3,7%).

“No primeiro, os principais impactos foram do aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet”, detalhou o IBGE.

A expansão de locação de automóveis; de serviços de engenharia; de cobranças e informações cadastrais; de atividades de intermediação de negócios em geral; e de agências de viagens favoreceu o resultado dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

“Atividades que se fortaleceram no contexto do pós-pandemia colocaram o setor de serviços em patamares elevados. Houve, por exemplo, aumentos consideráveis nos serviços voltados às empresas, notadamente os serviços de TI [tecnologia da informação]”, observou o gerente.

Neste contexto, ele ressaltou o transporte rodoviário de carga, que influenciou o avanço de 1,5% nas atividades de serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e Correios. “É um segmento que cresceu, num primeiro momento na esteira do aumento do comércio eletrônico e que ganhou novos impulsos com a expansão da produção agrícola, na medida em que se cria a necessidade de transporte de insumos, como adubos e fertilizantes, além de operar o próprio escoamento da colheita”, explicou.

Economia

Jovens Empreendedores promovem Conexão Business sobre auto-liderança

Publicado

em

A auto-liderança exige autoconhecimento, disciplina e uma mentalidade proativa para o controle de ações e decisões, a resiliência diante de desafios e a manutenção do foco nos valores e metas. E, como competência essencial para alcançar sucesso, esse será o tema da primeira edição do Conexão Business do Núcleo de Jovens Empreendedores de Içara.

O encontro acontecerá na Associação Empresarial de Içara, no Talismã Trade Center, a partir das 19h30 de terça-feira, dia 18. As inscrições para o Conexão Business são gratuitas, mas limitadas aos associados da Acii. Por isso, os empreendedores interessados devem fazer contato antecipado pelo WhatsApp (48) 99831-9654 para garantir uma vaga.

Convidado para a abordagem do tema, Jadilson Sotero é administrador, coach e máster em Programação Neuro Linguística, com mais de 30 anos de experiência em liderança de equipes na área comercial, planejamento estratégico e de pessoas. Também empreende com a Talk Líderes com o desenvolvimento de técnicas de gestão, marketing, coaching e PNL.

“A capacidade de autogerenciamento, autoconhecimento e automotivação é essencial para que jovens empreendedores se destaquem e prosperem. Muitos acreditam que, para ser líder, basta ter liderados. No entanto, mesmo sem liderar outras pessoas, podemos ser líderes de nós mesmos”, pontua o coordenador do NJE Içara, Victor Mandelli.

Continue Lendo

Economia

Luxo em cada detalhe: em Criciúma, Eraldo Construções lança Gran Michel Residence

Publicado

em

Proporcionar um lar onde cada detalhe foi planejado para trazer luxo, mesmo em opções mais compactas. Este é um dos propósitos da Eraldo Construções com seu lançamento: o Gran Michel Residence. Localizado em uma área tradicional de Criciúma (SC) – o Bairro Michel –, o empreendimento oferece o alto padrão já conhecido da empresa, desta vez, em apartamentos com áreas que variam de 70 m² a 93 m².

Localizado na Rua Senador Paulo Sarasate, o empreendimento de 15 pavimentos teve as obras iniciadas em abril deste ano e a previsão de entrega é junho de 2028. Pensando em atender aqueles que buscam apartamentos de dois e três quartos, ao todo, serão 88 unidades – sendo oito por andar –, com algumas variações de tamanho e disposição dos ambientes. No primeiro andar de apartamentos, haverá opções com espaço Garden, e no 12º andar, apartamentos com o pé-direito mais alto.

Desta forma, a empresa consegue ampliar as oportunidades para quem deseja adquirir seu primeiro imóvel. “A Eraldo Construções seguirá investindo em Criciúma, já temos bastante terrenos na cidade e seguimos adquirindo novos, porque este é só o início da nossa jornada em terras criciumenses. O Gran Michel é fruto de um pedido desse público para nós, um público que precisava do primeiro imóvel assinado pela Eraldo para chamar de seu, com valores extremamente competitivos no mercado e características únicas, ainda não vistas em empreendimentos do tipo no município”, ressalta o empresário e diretor da Eraldo Construções, Eraldo Rosa.

Diferenciais

Para cada apartamento, entre os diferenciais do empreendimento, estão:

·       Cabeamento de internet em todos os quartos e living;

·       Pré-instalação para aquecedor de água a gás;

·       Churrasqueira a carvão com exaustor elétrico e sistema de vedação com dumper;

·       Esquadrias com persianas automatizadas nos quartos;

·       Nicho nos banheiros dos apartamentos;

·       Contrapiso com atenuante de ruídos de impacto entre os apartamentos;

·       Pré-instalação para ar-condicionado Split;

·       Paredes com maior espessura entre os apartamentos;

·       Garagens com revestimento cerâmico, decoração e iluminação indireta;

·       Depósito individual para cada apartamento.

Segurança

Tanto para aqueles que possuem ou desejam ter filhos, quanto para quem morará sozinho, a segurança é um dos elementos-chave na hora de escolher seu lar. Tendo isso em mente, o Gran Michel Residence conta com diversos fatores que contribuem para uma experiência mais acolhedora e sem preocupações. Entre eles, um diferencial na região: o espaço delivery.

Além dessa inovação, que traz mais proteção para quem deseja receber encomendas, o prédio também conta com monitoramento eletrônico nas áreas comuns, controle de acesso com reconhecimento facial no hall de entrada e fechadura digital na porta de entrada dos apartamentos.

Roof top: uma nova experiência

Com uma nova proposta, o Gran Michel Residence terá todas as áreas de lazer no roof top, que será totalmente decorado, mobiliado, equipado e climatizado. Além da vista panorâmica da cidade, os moradores poderão admirar a Serra e, até mesmo, ver ao longe, o mar.

Neste último andar do prédio, os futuros residentes poderão desfrutar da piscina nos dias quentes, do salão de festas para receber amigos e familiares e da academia para se exercitar. Além disso, também contarão com game center, coworking, playground, espaço pet e bike sharing.

Sustentabilidade

O olhar para a sustentabilidade também está presente no Gran Michel Residence. Além de trazer inúmeras vantagens para os futuros moradores, a Eraldo Construções também contribuirá para o meio ambiente. Para a limpeza das áreas comuns, será aproveitada a água da chuva, enquanto a geração de energia se dará por meio de placas fotovoltaicas. Por fim, o empreendimento também possuirá espaço para recarga de automóveis elétricos.

Condições especiais

Visando auxiliar aqueles que desejam residir em um apartamento de alto padrão, a Eraldo oferece condição de pagamento especial direto com a construtora, podendo chegar a até 180 parcelas após a entrega das chaves. Com opções a partir de R$ 440 mil, este empreendimento foi uma das maneiras que a empresa encontrou de oportunizar às pessoas investirem no seu primeiro Eraldo.

Os interessados podem entrar em contato pelo site www.eraldoconstrucoes.com.br/ ou por meio de um corretor de imóveis de confiança.

Continue Lendo

Economia

Minamel fortalece colmeia infantil com parceria nacional

Publicado

em

A colmeia já é forte. Mas vai ficar ainda mais fortalecida no Brasil com o incentivo ao consumo de um produto saudável entre as crianças: o mel. Esse sabor doce que compõem a linha de sachês e bisnagas da Minamel tem como diferencial, agora, a parceria com um dos maiores youtubers do país, o Natan Por aí. Com mais de 20 milhões de inscritos no canal, o jovem estará em novas embalagens nos principais varejistas do país a partir já deste mês e terá o produto oficialmente no seu portfólio.

O mel sempre fez parte da alimentação de Natan. É parte, inclusive, do vocabulário do criador de conteúdo e está presente também em sua turnê teatral com o Segredo da Colmeia. “Desde pequeno sempre gostei muito de mel. Colocava em tudo. Consumia até puro. Agora, espero que toda a colmeia do nosso Brasil e do mundo possa sentir o gostinho de como é estar mais forte”, enaltece Natan.

“Olhamos para dentro de casa e, além da reconstrução da marca, faltava algo, que era a linha kids. Queremos resgatar a essência da infância, do sachê de mel, e o Natan traz essa identidade familiar. Ele fala muito da vida saudável e amplifica ainda mais a nossa essência, que é simples ser puro”, ressalta o gerente nacional de Vendas e Marketing para o Mercado Interno da Minamel, Ed Wilson Bittencourte Machado.

Da embalagem à disponibilidade dos sachês no ponto de venda, Natan conheceu cada processo em visita à unidade em Içara para atestar o cuidado para a manutenção da qualidade e da pureza do mel. E uma parte dessa aventura estará presente em um episódio cheio de desafios e com a participação de crianças da cidade.  “As novidades não param por aí”, antecipa – como spoiler –  o diretor de Operações e sócio da Minamel, Guilherme Castagna.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com