Política
Luiz Carlos Prates recusa convite para disputar o Senado

O jornalista Luiz Carlos Prates não será candidato ao Senado. O profissional anunciou ontem a sua decisão de não participar do processo eleitoral do próximo ano. Prates havia sido convidado por Jair Bolsonaro para se filiar ao Patriotas, coordenar a campanha dele em Santa Catarina, e tentar uma vaga no senado.
Desde que a notícia vazou, Prates recebeu mensagens de apoio de todo o Estado, mas ontem confirmou que segue sua trajetória profissional.
O anúncio de sua permanência na mídia foi feito no Jornal do SBT, onde comenta todos os dias.
“O melhor de todos os votos que poderia receber é o voto de confiança. E esse voto tenho recebido nas décadas que estou em Santa Catarina. Tenho Estado nesta bancada durante muito tempo e nas últimas horas surgiu essa proposta de entrar na corrida eleitoral. Claro que me elevou a autoestima, é um reconhecimento sim. Pensei, observei todas as possibilidades. Gosto de não sacudir nenhuma bandeira. A melhor bandeira é a neutralidade e as asas livres para voar. Estou dizendo não a proposta que recebi”
Política
Promulgada lei que cria o Programa Municipal de Prevenção a Desastres Naturais em Criciúma

Aprovada recentemente na Câmara Municipal de Criciúma, a Lei 8487/23, de autoria do vereador Zairo Casagrande (PDT), acaba de ser promulgada pelo presidente Salésio Lima (PSD). Essa legislação marca o estabelecimento do Programa Municipal de Prevenção de Desastres Naturais na cidade.
O vereador Zairo explica que o programa tem como objetivo primordial reduzir o impacto negativo causado por desastres naturais no município. Ele visa também fomentar o desenvolvimento de uma cultura resiliente diante dessas situações, implementando ações de prevenção que identifiquem, mapeiem e monitorem riscos, ameaças e vulnerabilidades locais. Segundo Zairo, o programa tem o compromisso de manter a população informada sobre áreas de risco, eventos extremos, protocolos de prevenção, alerta e ações emergenciais em circunstâncias de desastres.
O autor da lei destaca que o programa seguirá as etapas estabelecidas pela Política Nacional de Defesa Civil, abrangendo prevenção e preparação, resposta imediata durante e após a ocorrência de desastres, e reconstrução, focada na restauração, reconstrução ou compensação dos prejuízos.
O capitão Rafael de Faveri, comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, elogia as etapas do programa, destacando que, diante do aumento da frequência de desastres naturais no estado, a implementação do programa seria crucial para a preparação da cidade e a redução dos danos econômicos e sociais pós-desastre.
O vereador Zairo Casagrande destaca dois objetivos a curto prazo do programa: a atualização do Mapa de Risco, que não ocorre desde 2008, e a inserção de profissionais técnicos na Defesa Civil, através de concursos públicos. Ele expressa gratidão aos atuais colaboradores da Defesa Civil da cidade, ressaltando a necessidade de profissionais estratégicos para fortalecer a equipe.
Por fim, Zairo enfatiza que o programa visa eliminar a expressão comum pós-desastre: “a gente não imaginava”. Ele celebra a abordagem preventiva do programa, que, segundo o parlamentar, garantirá que a cidade esteja sempre preparada.
Política
Legislativo aprova projeto para aquisição de terreno para construção de nova Área Industrial

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, foi aprovado, com uma maioria de 7 votos a favor e 1 contra, a autorização para aquisição de um terreno destinado à V Área Industrial. Esse terreno, localizado às margens da Rodovia Genésio Mazon, próximo ao Rio Comprudente, abrange cerca de 10 hectares.
O investimento total para essa expansão é de R$ 2,6 milhões, permitindo a instalação prevista de aproximadamente 50 empresas. Essa medida é crucial para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município. O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros, enfatiza a importância dessa decisão para o progresso local, destacando que já há o interesse de 36 empresas nos terrenos, o que promete gerar mais empregos e renda no futuro.
Política
Presidente da Câmara de Vereadores assume comando da Prefeitura de Forquilhinha

O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Valdeci Figueredo, assumiu o comando da Prefeitura de Forquilhinha nesta segunda-feira, dia 20, e ocupa o cargo até a próxima terça-feira, dia 28. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu no Hall do Paço Municipal e contou com a presença de lideranças do comércio, empresariais, servidores, secretários, vereadores e familiares do prefeito empossado.
Essa é a primeira vez que Figueredo assume o governo, durante a atual gestão. A expectativa é que durante esses dias ele participe de reuniões, de encaminhamentos, assine ordens de serviço e inaugure obras, dando sequência ao trabalho do prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho.
“É uma oportunidade única assumir a Prefeitura de Forquilhinha e agradeço ao prefeito Neguinho e ao vice-prefeito Chile, pelo ato. Isso aproxima Legislativo e Executivo. Durante o período em que estarei a frente do governo, trabalharemos juntos para dar continuidade a excelente administração que vem sendo feita em nosso município. Faço questão de agradecer cada eleitor e os apoiadores, sem eles eu não estaria aqui,” afirma Figueredo.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades